Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA |
Autor(es): | Cupolillo, Lia |
Orientador(a): | Cardoso Neto, Odorico Ferreira |
Membro da Banca: | Cardoso Neto, Odorico Ferreira |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Resumo : | Este Trabalho de Curso (TC) é um estudo de natureza qualitativa, pois possibilita uma análise autorreflexiva, de cunho descritivo. O objetivo é relatar e reflexionar minha vivência acadêmica em relação à importância dos estágios realizados na minha graduação. Participei de três estágios durante a graduação: PIBID, PRP e Estágio Supervisionado. Descrevo como os estágios ocorreram, seus estudos teóricos, ensinamentos e experiências adquiridas. Reflexiono sobre a contribuição dos estágios durante a formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da minha identidade profissional. O intuito é construir lastro que ajude na preparação de outros graduandos em virtude da prática docente, dispondo-os de condições básicas para atuarem como educadores. Quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área dos Estágios durante a minha graduação do Curso de Licenciatura em Letras da UFMT-CUA. Quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois, apenas, descreve a minha vivência. Quanto à estratégia, é bibliográfica/participante. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Alguns teóricos como Maurice Tardif, com sua obra Saberes docentes & formação profissional. (2002); Selma Garrido Pimenta e Sandra Azzi, no estudo do livro Formação dos Professores: identidade e saberes da docência. (1999), Rubens Alves, Entre a ciência e a sapiência - O dilema da educação (2000), entre outros, são os eixos condutores das reflexões, teóricos ao qual fui apresentada durante minha formação para fundamentar essa pesquisa. Analiso, brevemente, os Saberes Docentes, uma vez que promoveram subsídios tão importantes para o desempenho das práticas pedagógicas. Diante disso, me foi possibilitada ter uma visão mais abrangente em relação à minha futura profissão docente. Os estágios me deram oportunidades, orientações e experiências para lidar com as situações que, talvez, ocorrerão no cotidiano do âmbito escolar e também me ajudaram a desenvolver meu objetivo maior, aprender, ensinar e reaprender. |
Palavra-chave: | Estágio Supervisionado Práticas Pedagógicas Saberes Docentes PIBID PRP |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | CUPOLILLO, Lia. Reflexão e relato de minha vivência acadêmica durante os estágios no curso de Letras UFMT/CUA. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2528 |
Data defesa documento: | 22-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lia_Cupolillo._TC.pdf | 829.17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.