Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2719
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos teatrais no ensino da tabela periódica para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Autor(es): Santos, Evonete Aparecida Ramos dos
Orientador(a): Guilardi Junior, Felicio
Membro da Banca: Guilardi Junior, Felicio
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Gimenez, Hercules
Resumo : A presente monografia objetiva descrever as atividades desenvolvidas com os estudantes CEJA “Benedito Sant´Ana da Silva Freire”, extensão EMEB “Rodrigo Damasceno”, município de Sinop, Mato Grosso, em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio, no ano letivo de 2014. Este trabalho se baseia na aplicação do teatro como ferramenta didática para ensino da química, através da dramatização da história da construção da Tabela periódica ao longo do tempo. Foram elaborados dois roteiros de teatro, de autoria própria, os quais retratavam, de maneira divertida, toda a trajetória de elaboração da tabela periódica, com o intuito de ensinar Química aos estudantes durante a montagem e a apresentação das peças. Os resultados demonstraram uma aprendizagem prazerosa do conteúdo. Essa experiência, de acordo os estudantes, fez com que a Química fosse aprendida de maneira significativa e alegre. As atividades desenvolvidas na sala os fizeram perceber a importância de se trabalhar em grupo. Percebemos também, as dificuldades enfrentadas por alunos e professores da EJA nas aulas noturnas, uma vez que a maioria dos alunos trabalha durante o dia e mostra-se cansados para as aulas. Foi observado, inicialmente, que os estudantes estavam resistentes em participar por não valer nota, e também muitos se diziam cansados para desenvolver as atividades. Mesmo assim, participaram com muita criatividade e, nas avaliações finais, manifestaram ter gostado da atividade do teatro e que isso contribuiu muito para o aprendizado.
Resumo em lingua estrangeira: This monograph aims to describe the activities developed with the JSCA students "Benedito Sant'Ana da Silva Freire”, EMEB extension "Rodrigo Damasceno", municipality of Sinop, Mato Grosso, in two classes of the second year of high school in the school year 2014 . This work is based on the use of theater as a teaching tool to pass content about periodic table through the dramatization of its construction history over time. It was prepared two theater scripts, written, in a fun way describing all the development path of the periodic table, with the target to teach chemistry to students during the assembly and presentation of the play. The results showed a pleasant learning content. This experience, according to students, made the chemical learning in a meaningful and joyful way and the activities in the room made them realize the importance of working in a group. It was also found that through this activity the awareness of the difficulties faced by students and teachers of adult education in night classes, once most students work during the day and get tired for class. It was observed, initially, that the students were resistant to take part not worth note, and also many said they were tired to carry out the activities. Even though, they participated with great creativity and the final evaluations, expressed that they enjoyed the theater activity and that this contributed greatly to the learning.
Palavra-chave: Educação de Jovens e Adultos
Teatro no Ensino
Tabela Periódica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Youth and Adult Education
Theatre in Education
Periodic Table
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Química - CUS
Referência: SANTOS, Evonete Aparecida Ramos dos. Jogos teatrais no ensino da tabela periódica para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2719
Data defesa documento: 5-Apr-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_EVONETE APARECIDA RAMOS DOS SANTOS.pdf632.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.