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Campo DCValorIdioma
dc.creatorValverde, Isabella Silva-
dc.date.accessioned2022-12-22T11:22:09Z-
dc.date.available2022-12-11-
dc.date.available2022-12-22T11:22:09Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationVALVERDE, Isabella Silva. Estudo das condições de superfície de um aeródromo em Barra do Garças – MT. 2022. 102 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2775-
dc.description.abstractWith the growth of the aviation sector, there is a greater concern with the conditions of the airport installations, especially the pavements of the landing and take-off runways, as they must have adequate conditions for the operations to be carried out safely, avoiding accidents or inci dents. The surface condition of the pavement must ensure comfort when rolling, being a very useful parameter in decision-making regarding intervention actions. In addition, another ex tremely important factor is the condition of the surface texture, as it contributes to the aircraft braking process and, as a result, to landing operations. The present work analyzed the landing and take-off runway of the Municipal Airport of Barra do Garças – MT, where inspections of the condition of the pavement were carried out through the PCI method, aiming to evaluate the superficial degradations; in addition to performing the sand stain test to characterize the surface texture. Based on the results obtained, it was possible to observe that the runway meets the minimum texture values specified by ANAC; as well as the recommended pavement condition index, requiring only routine maintenance, so that the pavement condition is maintained.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2022-12-21T12:42:39Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Isabella Silva Valverde.pdf: 5835553 bytes, checksum: 386323cb6ee5afb0192935984873a61f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-12-22T11:22:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Isabella Silva Valverde.pdf: 5835553 bytes, checksum: 386323cb6ee5afb0192935984873a61f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-22T11:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Isabella Silva Valverde.pdf: 5835553 bytes, checksum: 386323cb6ee5afb0192935984873a61f (MD5) Previous issue date: 2022-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo das condições de superfície de um aeródromo em Barra do Garças – MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Andreghetto, Dionatas Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1686627907507176pt_BR
dc.contributor.referee1Andreghetto, Dionatas Hoffmann-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1686627907507176pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Raul Tadeu Lobato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533926225219591pt_BR
dc.contributor.referee3Pasche, Eduardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3597071351095559pt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento do setor aeroviário há uma maior preocupação com as condições das insta lações aeroportuárias, sobretudo dos pavimentos das pistas de pouso e decolagem, pois, devem dispor de condições adequadas para que as operações sejam realizadas com segurança, evitando acidentes ou incidentes. A condição superficial do pavimento deve garantir conforto ao rola mento, sendo um parâmetro muito útil na tomada de decisão em relação a ações de intervenção. Além disso, outro fator que se faz extremamente importante é a condição da textura superficial, uma vez que contribui no processo de frenagem das aeronaves e como resultado, nas operações de pouso. O presente trabalho analisou a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Municipal de Barra do Garças – MT, onde foram realizadas inspeções da condição do pavimento através do método do PCI, visando avaliar as degradações superficiais; além da execução do ensaio da mancha de areia para caracterizar a textura superficial. Fundamentando-se nos resultados obti dos foi possível observar que a pista de pouso e decolagem atende aos valores mínimos de textura especificados pela ANAC; bem como, ao índice de condição do pavimento recomen dado, necessitando apenas de manutenção de rotina, para que a condição do pavimento seja mantida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordMétodo do PCIpt_BR
dc.subject.keywordMacrotexturapt_BR
dc.subject.keywordPista de Pouso e Decolagempt_BR
dc.subject.keywordSegurançapt_BR
dc.subject.keyword2PCI methodpt_BR
dc.subject.keyword2Macrotexturept_BR
dc.subject.keyword2Landing and Takeoff Runwaypt_BR
dc.subject.keyword2Safetypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

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