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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2775
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudo das condições de superfície de um aeródromo em Barra do Garças – MT |
Autor(es): | Valverde, Isabella Silva |
Orientador(a): | Andreghetto, Dionatas Hoffmann |
Membro da Banca: | Andreghetto, Dionatas Hoffmann |
Membro da Banca: | Ferreira, Raul Tadeu Lobato |
Membro da Banca: | Pasche, Eduardo |
Resumo : | Com o crescimento do setor aeroviário há uma maior preocupação com as condições das insta lações aeroportuárias, sobretudo dos pavimentos das pistas de pouso e decolagem, pois, devem dispor de condições adequadas para que as operações sejam realizadas com segurança, evitando acidentes ou incidentes. A condição superficial do pavimento deve garantir conforto ao rola mento, sendo um parâmetro muito útil na tomada de decisão em relação a ações de intervenção. Além disso, outro fator que se faz extremamente importante é a condição da textura superficial, uma vez que contribui no processo de frenagem das aeronaves e como resultado, nas operações de pouso. O presente trabalho analisou a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Municipal de Barra do Garças – MT, onde foram realizadas inspeções da condição do pavimento através do método do PCI, visando avaliar as degradações superficiais; além da execução do ensaio da mancha de areia para caracterizar a textura superficial. Fundamentando-se nos resultados obti dos foi possível observar que a pista de pouso e decolagem atende aos valores mínimos de textura especificados pela ANAC; bem como, ao índice de condição do pavimento recomen dado, necessitando apenas de manutenção de rotina, para que a condição do pavimento seja mantida. |
Resumo em lingua estrangeira: | With the growth of the aviation sector, there is a greater concern with the conditions of the airport installations, especially the pavements of the landing and take-off runways, as they must have adequate conditions for the operations to be carried out safely, avoiding accidents or inci dents. The surface condition of the pavement must ensure comfort when rolling, being a very useful parameter in decision-making regarding intervention actions. In addition, another ex tremely important factor is the condition of the surface texture, as it contributes to the aircraft braking process and, as a result, to landing operations. The present work analyzed the landing and take-off runway of the Municipal Airport of Barra do Garças – MT, where inspections of the condition of the pavement were carried out through the PCI method, aiming to evaluate the superficial degradations; in addition to performing the sand stain test to characterize the surface texture. Based on the results obtained, it was possible to observe that the runway meets the minimum texture values specified by ANAC; as well as the recommended pavement condition index, requiring only routine maintenance, so that the pavement condition is maintained. |
Palavra-chave: | Método do PCI Macrotextura Pista de Pouso e Decolagem Segurança |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | PCI method Macrotexture Landing and Takeoff Runway Safety |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Curso: | Engenharia Civil - CUA |
Referência: | VALVERDE, Isabella Silva. Estudo das condições de superfície de um aeródromo em Barra do Garças – MT. 2022. 102 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2775 |
Data defesa documento: | 2-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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