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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2806
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino da epidemiologia nos cursos de graduação em saúde coletiva no Brasil |
Autor(es): | Marrafão, Juber Leandro Penteado |
Orientador(a): | Souza, Rita Adriana Gomes de |
Membro da Banca: | Souza, Rita Adriana Gomes de |
Resumo : | Os Cursos de Graduação em Saúde Coletiva tem formado vários sanitaristas no Brasil através de uma formação interdisciplinar, direcionada nos pilares da saúde coletiva: Epidemiologia; Ciências humanas e sociais; Política, planejamento e gestão. A epidemiologia contribui na formação e atuação desses profissionais, pois ajuda na atuação destes como agentes promotores da saúde, diagnosticando os problemas e as necessidades em saúde, e auxiliando a encontrar soluções para a consolidação dos serviços de saúde. Tendo como motivação a escassez de estudo nesse tema, além de identificar se a disciplinas da subárea da epidemiologia estão em conformidade com as DCN CGSC. Objetivo – Caracterizar o ensino da Epidemiologia nos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil, no ano de 2019. Metodologia – Trata-se de pesquisa de abordagem descritiva e documental. Os dados analisados são de IES identificadas nos endereços eletrônicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e do Ministério da Educação. Foram analisados os Projetos Pedagógicos dos cursos, assim como as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas de Epidemiologia, documentos de acesso público. Resultados – Foram elencadas nove categorias da área da Epidemiologia: Bioestatística; Fundamentos da Epidemiologia; Informação e Saúde; Epidemiologia Descritiva; Epidemiologia Analítica; Epidemiologia em Serviços de Saúde; Vigilância em Saúde; Geoprocessamento; Estágio (ênfase em epidemiologia). A categoria mais frequente e com maior carga horaria nos CGSC foi Vigilância em Saúde. A maioria das disciplinas apresentou carga horária destinada a atividades práticas. Conclusão – Percebeu-se que a maioria das disciplinas da subárea da epidemiologia está de acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais. Por outro lado, é necessário que as Instituições de Ensino Superior mantenham seus sítios eletrônicos atualizados, para maior transparência e acesso a estas informações. |
Resumo em lingua estrangeira: | . |
Palavra-chave: | Epidemiologia Saúde coletiva Ensino Educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Saúde Coletiva (ISC) |
Programa: | Saúde Coletiva - CUC |
Referência: | MARRAFÃO, Juber Leandro Penteado. O ensino da epidemiologia nos cursos de graduação em saúde coletiva no Brasil. 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2806 |
Data defesa documento: | 18-Apr-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Saúde Coletiva - Bacharelado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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