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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da epidemiologia nos cursos de graduação em saúde coletiva no Brasil
Autor(es): Marrafão, Juber Leandro Penteado
Orientador(a): Souza, Rita Adriana Gomes de
Membro da Banca: Souza, Rita Adriana Gomes de
Resumo : Os Cursos de Graduação em Saúde Coletiva tem formado vários sanitaristas no Brasil através de uma formação interdisciplinar, direcionada nos pilares da saúde coletiva: Epidemiologia; Ciências humanas e sociais; Política, planejamento e gestão. A epidemiologia contribui na formação e atuação desses profissionais, pois ajuda na atuação destes como agentes promotores da saúde, diagnosticando os problemas e as necessidades em saúde, e auxiliando a encontrar soluções para a consolidação dos serviços de saúde. Tendo como motivação a escassez de estudo nesse tema, além de identificar se a disciplinas da subárea da epidemiologia estão em conformidade com as DCN CGSC. Objetivo – Caracterizar o ensino da Epidemiologia nos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil, no ano de 2019. Metodologia – Trata-se de pesquisa de abordagem descritiva e documental. Os dados analisados são de IES identificadas nos endereços eletrônicos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e do Ministério da Educação. Foram analisados os Projetos Pedagógicos dos cursos, assim como as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas de Epidemiologia, documentos de acesso público. Resultados – Foram elencadas nove categorias da área da Epidemiologia: Bioestatística; Fundamentos da Epidemiologia; Informação e Saúde; Epidemiologia Descritiva; Epidemiologia Analítica; Epidemiologia em Serviços de Saúde; Vigilância em Saúde; Geoprocessamento; Estágio (ênfase em epidemiologia). A categoria mais frequente e com maior carga horaria nos CGSC foi Vigilância em Saúde. A maioria das disciplinas apresentou carga horária destinada a atividades práticas. Conclusão – Percebeu-se que a maioria das disciplinas da subárea da epidemiologia está de acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais. Por outro lado, é necessário que as Instituições de Ensino Superior mantenham seus sítios eletrônicos atualizados, para maior transparência e acesso a estas informações.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Epidemiologia
Saúde coletiva
Ensino
Educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: MARRAFÃO, Juber Leandro Penteado. O ensino da epidemiologia nos cursos de graduação em saúde coletiva no Brasil. 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2806
Data defesa documento: 18-Apr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

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