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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Bixas pretas : entre o amor e os afetos” : um documentário cuír sobre afeto, negritude e sexualidade
Autor(es): Cavalcante, Diego Roberto Silva
Orientador(a): Capanema, Letícia Xavier de Lemos
Membro da Banca: Capanema, Letícia Xavier de Lemos
Membro da Banca: Lima, Diego Baraldi de
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta e relata a realização do documentário "Bixas Pretas: entre o amor e os afetos", um filme cuír e experimental que aborda questões voltadas à afetividade de homens negros e homossexuais, mesclando depoimentos com outros procedimentos de construção de cena, inscrevendo-o na fronteira entre a ficção e a não ficção. Para realizá-lo, parte-se de uma perspectiva interseccional (Gonzalez, 1984) com o fim de discutir como o racismo e a homofobia impactam na construção da afetividade da bixa preta, trazendo o cinema como campo potente para construção de imaginários possíveis sobre esses corpos. Para isso, são acionados os estudos de bell hooks (2010, 2019, 2021) sobre amor e negritude, Lucas Veigas (2019) sobre afeto na segunda diáspora, e o conceito de cuírlombismo, de Tatiana Nascimento (2018). Além deles, são discutidos os modos expressivos do documentário tipificados por Bill Nichols (2001) e a construção estética, narrativa e discursiva do cinema negro lgbtqia+ e do audiovisual cuír, a partir de Robert Stam (2000), Denilson Lopes, (2006) e Gilberto Sobrinho (2020, 2022).
Resumo em lingua estrangeira: This Course Completion Work presents and reports the making of the documentary "Bixas Pretas: entre o amor e os afetos", a cuír and experimental film that addresses issues related to the affectivity of black and homosexual men, mixing testimonials with other scene construction procedures, inscribing it on the border between fiction and non-fiction. To carry it out, it starts from an intersectional perspective (Gonzalez, 1984) in order to discuss how racism and homophobia impact the construction of the affectivity of the bixa preta, bringing cinema as a potent field for the construction of possible imaginaries about these bodies. For this, studies by bell hooks (2010, 2019, 2021) on love and blackness, Lucas Veigas (2019) on affection in the second diaspora, and the concept of cuírlombismo, by Tatiana Nascimento (2018) are activated. In addition to them, the expressive modes of documentary typified by Bill Nichols (2001) and the aesthetic, narrative and discursive construction of black lgbtqia+ cinema and audiovisual cuír, from Robert Stam (2000), Denilson Lopes, (2006) and Gilberto Sobrinho (2020, 2022).
Palavra-chave: Bixa preta
Amor
Afetividade
Cinema
Documentário
Palavra-chave em lingua estrangeira: Bixa preta
Love
Affectivity
Movie theater
Documentary
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Cinema e Audiovisual - CUC
Referência: CAVALCANTE, Diego Roberto Silva. “Bixas pretas: entre o amor e os afetos”: um documentário cuír sobre afeto, negritude e sexualidade. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3291
Data defesa documento: 25-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Cinema e Audiovisual

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