Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Diego Roberto Silva-
dc.date.accessioned2023-07-18T14:37:09Z-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2023-07-18T14:37:09Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Diego Roberto Silva. “Bixas pretas: entre o amor e os afetos”: um documentário cuír sobre afeto, negritude e sexualidade. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3291-
dc.description.abstractThis Course Completion Work presents and reports the making of the documentary "Bixas Pretas: entre o amor e os afetos", a cuír and experimental film that addresses issues related to the affectivity of black and homosexual men, mixing testimonials with other scene construction procedures, inscribing it on the border between fiction and non-fiction. To carry it out, it starts from an intersectional perspective (Gonzalez, 1984) in order to discuss how racism and homophobia impact the construction of the affectivity of the bixa preta, bringing cinema as a potent field for the construction of possible imaginaries about these bodies. For this, studies by bell hooks (2010, 2019, 2021) on love and blackness, Lucas Veigas (2019) on affection in the second diaspora, and the concept of cuírlombismo, by Tatiana Nascimento (2018) are activated. In addition to them, the expressive modes of documentary typified by Bill Nichols (2001) and the aesthetic, narrative and discursive construction of black lgbtqia+ cinema and audiovisual cuír, from Robert Stam (2000), Denilson Lopes, (2006) and Gilberto Sobrinho (2020, 2022).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-18T14:37:09Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Diego Roberto Silva Cavalcante.pdf: 1672841 bytes, checksum: 4d4f947181311e6014dcef519582c686 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-18T14:37:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Diego Roberto Silva Cavalcante.pdf: 1672841 bytes, checksum: 4d4f947181311e6014dcef519582c686 (MD5) Previous issue date: 2023-05-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Bixas pretas : entre o amor e os afetos” : um documentário cuír sobre afeto, negritude e sexualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Capanema, Letícia Xavier de Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534595274780129pt_BR
dc.contributor.referee1Capanema, Letícia Xavier de Lemos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534595274780129pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Diego Baraldi de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1834159853272983pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Candida Soares da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8990515397661913pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta e relata a realização do documentário "Bixas Pretas: entre o amor e os afetos", um filme cuír e experimental que aborda questões voltadas à afetividade de homens negros e homossexuais, mesclando depoimentos com outros procedimentos de construção de cena, inscrevendo-o na fronteira entre a ficção e a não ficção. Para realizá-lo, parte-se de uma perspectiva interseccional (Gonzalez, 1984) com o fim de discutir como o racismo e a homofobia impactam na construção da afetividade da bixa preta, trazendo o cinema como campo potente para construção de imaginários possíveis sobre esses corpos. Para isso, são acionados os estudos de bell hooks (2010, 2019, 2021) sobre amor e negritude, Lucas Veigas (2019) sobre afeto na segunda diáspora, e o conceito de cuírlombismo, de Tatiana Nascimento (2018). Além deles, são discutidos os modos expressivos do documentário tipificados por Bill Nichols (2001) e a construção estética, narrativa e discursiva do cinema negro lgbtqia+ e do audiovisual cuír, a partir de Robert Stam (2000), Denilson Lopes, (2006) e Gilberto Sobrinho (2020, 2022).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCinema e Audiovisual - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.subject.keywordBixa pretapt_BR
dc.subject.keywordAmorpt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordDocumentáriopt_BR
dc.subject.keyword2Bixa pretapt_BR
dc.subject.keyword2Lovept_BR
dc.subject.keyword2Affectivitypt_BR
dc.subject.keyword2Movie theaterpt_BR
dc.subject.keyword2Documentarypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Cinema e Audiovisual

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Diego Roberto Silva Cavalcante.pdf1.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.