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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3291
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | “Bixas pretas : entre o amor e os afetos” : um documentário cuír sobre afeto, negritude e sexualidade |
Autor(es): | Cavalcante, Diego Roberto Silva |
Orientador(a): | Capanema, Letícia Xavier de Lemos |
Membro da Banca: | Capanema, Letícia Xavier de Lemos |
Membro da Banca: | Lima, Diego Baraldi de |
Membro da Banca: | Costa, Candida Soares da |
Resumo : | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta e relata a realização do documentário "Bixas Pretas: entre o amor e os afetos", um filme cuír e experimental que aborda questões voltadas à afetividade de homens negros e homossexuais, mesclando depoimentos com outros procedimentos de construção de cena, inscrevendo-o na fronteira entre a ficção e a não ficção. Para realizá-lo, parte-se de uma perspectiva interseccional (Gonzalez, 1984) com o fim de discutir como o racismo e a homofobia impactam na construção da afetividade da bixa preta, trazendo o cinema como campo potente para construção de imaginários possíveis sobre esses corpos. Para isso, são acionados os estudos de bell hooks (2010, 2019, 2021) sobre amor e negritude, Lucas Veigas (2019) sobre afeto na segunda diáspora, e o conceito de cuírlombismo, de Tatiana Nascimento (2018). Além deles, são discutidos os modos expressivos do documentário tipificados por Bill Nichols (2001) e a construção estética, narrativa e discursiva do cinema negro lgbtqia+ e do audiovisual cuír, a partir de Robert Stam (2000), Denilson Lopes, (2006) e Gilberto Sobrinho (2020, 2022). |
Resumo em lingua estrangeira: | This Course Completion Work presents and reports the making of the documentary "Bixas Pretas: entre o amor e os afetos", a cuír and experimental film that addresses issues related to the affectivity of black and homosexual men, mixing testimonials with other scene construction procedures, inscribing it on the border between fiction and non-fiction. To carry it out, it starts from an intersectional perspective (Gonzalez, 1984) in order to discuss how racism and homophobia impact the construction of the affectivity of the bixa preta, bringing cinema as a potent field for the construction of possible imaginaries about these bodies. For this, studies by bell hooks (2010, 2019, 2021) on love and blackness, Lucas Veigas (2019) on affection in the second diaspora, and the concept of cuírlombismo, by Tatiana Nascimento (2018) are activated. In addition to them, the expressive modes of documentary typified by Bill Nichols (2001) and the aesthetic, narrative and discursive construction of black lgbtqia+ cinema and audiovisual cuír, from Robert Stam (2000), Denilson Lopes, (2006) and Gilberto Sobrinho (2020, 2022). |
Palavra-chave: | Bixa preta Amor Afetividade Cinema Documentário |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Bixa preta Love Affectivity Movie theater Documentary |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Curso: | Cinema e Audiovisual - CUC |
Referência: | CAVALCANTE, Diego Roberto Silva. “Bixas pretas: entre o amor e os afetos”: um documentário cuír sobre afeto, negritude e sexualidade. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3291 |
Data defesa documento: | 25-Mai-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Cinema e Audiovisual |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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