Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3325
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta Didática para o estudo da Termologia : aspectos históricos e experimentação |
Autor(es): | Ferreira, Luana Souza |
Orientador(a): | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Feistel, Roseli Adriana Blümke |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Guilardi Junior, Felicio |
Resumo : | O presente estudo visa promover o estudo de conceitos físicos de Termologia, por meio da experimentação e aspectos históricos, a fim de propiciar o aluno à percepção dos objetos de estudos da física presentes no cotidiano. A pesquisa configura-se como qualitativa de natureza aplicada. Para tanto, foi elaborada uma Sequência Didática, com base na dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, envolvendo a experimentação, problematização e aspectos históricos acerca da temática “Termologia”. O material didático proposto tem por finalidade contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Física, proporcionando ao professor um meio de propiciar o aluno à percepção de fenômenos físicos presentes em sua realidade. Os experimentos propostos na Sequência Didática podem ser desenvolvidos com materiais simples e de baixo custo, tornando possível a sua realização no contexto escolar. Espera-se que a prática da experimentação juntamente com a história da Ciência auxilie os alunos a identificar e compreender os objetos físicos existentes no dia a dia, e motive os alunos para o estudo da Física. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study aims to promote the study of physical concepts of Thermology, through experimentation and historical aspects, in order to lead the student to the perception of physical phenomena present in everyday life. The research is configured as qualitative of an applied nature. Therefore, a Didactic Sequence was elaborated, based on the teaching dynamics of the Three Pedagogical Moments, involving experimentation, problematization and historical aspects about the theme "Thermology". The proposed teaching material aims to contribute to the teaching and learning process of Physics, providing the teacher with a way to lead the student to the perception of physical phenomena present in their reality. The experiments proposed in the Didactic Sequence can be developed with simple and low-cost materials, making it possible to carry them out in the school context. It is hoped that the practice of experimentation together with the history of Science will help students to identify and understand physical phenomena existing in everyday life, and motivate students to study Physics. |
Palavra-chave: | Ensino de Física Ensino Médio Experimentação Sequência Didática Três Momentos Pedagógicos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching Physics High school Experimentation Following teaching Three Pedagogical Moments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Física - CUS |
Referência: | FERREIRA, Luana Souza. Proposta Didática para o estudo da Termologia: aspectos históricos e experimentação. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3325 |
Data defesa documento: | 13-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Naturais e Matemática - Física |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_LUANA SOUZA FERREIRA.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.