Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3353
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Coleta de dados pessoais com vistas a criação de avatares para imortalização digital
Autor(es): Souza, Renan Lima Leite de
Orientador(a): Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Nunes, Eunice Pereira dos Santos
Membro da Banca: Mendes, Fabiana Freitas
Resumo : Durante a vida geramos uma quantidade gigantesca de dados com nossa interação no meio digital. Tais dados podem ser reutilizados, a fim de identificar características únicas do indivíduo e criar um perfil complexo contendo seus hábitos e preferências. A partir desse reuso é possível reconstruir a história da pessoa e criar um avatar que irá representá-la digitalmente no meio cibernético, permitindo assim a perpetuação da sua vida após morte por meio dos dados digitais, o qual pode ser caracterizada como imortalidade digital. Todavia, a imortalidade digital é um tema que ainda está sendo abordado em pesquisas e possui poucos exemplos na prática, os quais ainda estão em desenvolvimento, como a rede social Eter9. Com isso, há dificuldades em avançar na implementação de soluções neste campo. Essa carência de sistemas motivou o problema dessa pesquisa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo prospectar características de um sistema com avatar que implementa aspectos da imortalidade digital. Sobre o ponto de vista metodológico, esta pesquisa constitui-se como pesquisa aplicada com abordagem qualitativa a qual recorreu a revisões bibliográficas, questionários, grupo focal, método de inspeção semiótica, engenharia de software e prototipação. Para tal, foi desenvolvido o protótipo de média fidelidade do sistema MyStory que apresenta campos específicos para o próprio usuário entrar com seus dados, dando a ele a liberdade para escolher quais informações deseja ser expostas. O sistema também apresenta uma seção para o usuário criar e personalizar seu avatar, a fim de representá-lo no meio cibernético. Por fim, utilizando o grupo focal para avaliar o sistema MyStory, foi possível corrigir e aprimorar o sistema, permitindo alcançar o objetivo deste trabalho. Além disso, as discussões feitas no grupo focal geraram novos assuntos para serem tratados em trabalhos futuros. Dessa forma, este trabalho pode ser um precursor para futuros sistemas que abordam a imortalidade digital.
Resumo em lingua estrangeira: During our lifetime we generate a huge amount of data with our interaction in the digital environment. Such data can be reused in order to identify unique characteristics of the individual and create a complex profile containing their habits and preferences. From this reuse it is possible to reconstruct the person’s history and create an avatar that will digitally represent them in the cybernetic environment, thus allowing the perpetuation of their afterlife through digital data, which can be characterized as digital immortality. However, digital immortality is a topic that is still being addressed in research and has few examples in practice, which are still under development, such as the social network Eter9. As a result, there are difficulties in advancing the implementation of solutions in this field. This lack of systems motivated the problem of this research. In this sense, this work aims to explore characteristics of an avatar system that implements aspects of digital immortality. From the methodological point of view, this research is an applied research with a qualitative approach which resorted to bibliographic reviews, questionnaires, focus group, semiotic inspection method, software engineering and prototyping. To this end, a medium fidelity prototype of the MyStory system was developed, which presents specific fields for the user to enter his data, giving him the freedom to choose which information he wants to be exposed. The system also presents a section for the user to create and customize his avatar, in order to represent him in the cybernetic environment. Finally, using the focus group to evaluate the MyStory system, it was possible to correct and improve the system, allowing to achieve the objective of this work. In addition, the discussions held in the focus group generated new issues to be addressed in future works. In this way, this work could be a precursor to future systems that address digital immortality.
Palavra-chave: Imortalidade digital
Biografia
Avatar
História de vida
Narrativa de vida
Palavra-chave em lingua estrangeira: Digital immortality
Biography
Avatar
Life story
Life narrative
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Computação (IC)
Programa: Ciências da Computação - CUC
Referência: SOUZA, Renan Lima Leite de. Coleta de dados pessoais com vistas a criação de avatares para imortalização digital. 2022. 123 f. TCC (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3353
Data defesa documento: 15-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciência da Computação - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Renan Lima Leite de Souza.pdf5.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.