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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Criação de ambiente virtual 3D do campus Araguaia – unidade I com uso do motor gráfico Unreal Engine
Autor(es): Aguiar, Wesley da Cunha
Orientador(a): Sousa, Rafael Teixeira
Membro da Banca: Sousa, Rafael Teixeira
Membro da Banca: Silva, Linder Cândido da
Membro da Banca: Lopes, Robson da Silva
Resumo : Ao final do ensino médio muitos alunos enfrentam uma prova que irá decidir o rumo de suas vidas, o ENEM ou vestibular para cursarem futuramente um curso universitário. E é comum que haja dúvidas sobre o campus que terá que frequentar nos anos seguintes até a sua formação. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um ambiente virtual 3D do campus Araguaia - unidade I, sanando eventuais dúvidas sobre os locais dentro da universidade, usando o motor gráfico unreal engine para a execução final do projeto. É detalhado todas as etapas de desenvolvimento e suas preocupações com as escolhas das ferramentas utilizadas, a pipeline, as referências, o software de modelagem 3D, mapas de texturas, o motor gráfico, iluminação, câmera, level design, terreno e pós processamento. Destaque é dado ao trabalho de modelagem, texturização e a incorporação dos objetos no motor gráfico Unreal Engine. O trabalho é um ambiente virtual 3D baseado no campus Araguaia - unidade I, tendo um personagem em terceira pessoa sendo possível explorar os blocos da universidade e suas dependências. O projeto está totalmente executável para a plataforma Windows PC.
Resumo em lingua estrangeira: At the end of high school many students face a test that will decide the course of their lives, the ENEM or entrance exam to attend a university course in the future. And it is common for there to be doubts about the campus that you will have to attend in the following years until your graduation. This work presents the development of a 3D virtual environment for the Araguaia campus - unit I, solving any doubts about the locations within the university, using the unreal engine for the final execution of the project. It details all stages of development and their concerns with the choice of tools used, the pipeline, the references, the 3D modeling software, texture maps, the graphics engine, lighting, camera, level design, terrain and post processing. Emphasis is given to the work of modeling, texturing and the incorporation of objects in the Unreal Engine graphics engine. The work is a 3D virtual environment based on the Araguaia campus - unit I, with a third-person character and it is possible to explore the university blocks and their dependencies. The project is fully executable for the Windows PC platform.
Palavra-chave: Ambiente Virtual
Blender
Unreal Engine
Substance Painter
Palavra-chave em lingua estrangeira: Virtual Environment
Blender
Unreal Engine
Substance Painter
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Curso: Ciência da Computação - CUA
Referência: AGUIAR, Wesley da Cunha. Criação de ambiente virtual 3D do campus Araguaia – unidade I com uso do motor gráfico Unreal Engine. 2022. 54 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3432
Data defesa documento: 21-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciência da Computação - Araguaia

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