Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula |
Autor(es): | Moraes, Danielle Maria de |
Orientador(a): | Nascimento, Demilson Benedito do |
Membro da Banca: | Nascimento, Demilson Benedito do |
Membro da Banca: | Cavalcanti, Almir César Ferreira |
Membro da Banca: | Krindges, André |
Resumo : | O presente trabalho consiste no estudo do DUA (Desenho Universal para Aprendizagem), no qual veremos o conceito, origem, estratégias, princípios e diretrizes. A educação há muito tempo vem sofrendo com a falta de desinteresse dos alunos e com isso vem refletindo no trabalho do professor que deve ser mais intensificador em buscas para fazer com que este aluno tenha mais interesse sobre seu conteúdo, dessa forma facilita o entendimento do aluno. E o papel do DUA é de ajudar esses profissionais da educação romperem essas barreiras com métodos e técnicas diferenciadas. Este desinteresse aumentou com a pandemia covid-19 e os professores estão tendo que se reinventar, o DUA mostra como trabalhar a inclusao de todos. Observa-se a importância deste trabalho como um objeto de estudo pra todos profissionais da educação que ainda não conhece e tem vontade de fazer a diferença em sala de aula. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work consists of the study of the UDL (Universal Design for Learning), in which we will see the concept, origin, strategies, principles and guidelines. Education has been suffering for a long time from the lack of students' disinterest and with this it has been reflecting on the teacher's work, which must be more intensifying in searches to make this student have more interest in its content, in this way it facilitates the student's understanding. . And the role of the DUA is there to help these education professionals break these barriers with differentiated methods and techniques. This lack of interest has increased with the covid-19 pandemic and teachers are having to reinvent themselves, the UDL shows how to work on the inclusion of all. The importance of this work is observed as an object of study for all education professionals who still do not know and want to make a difference in the classroom. |
Palavra-chave: | DUA Desinteresse escolar Inclusão para todos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | UDL School disinterest Inclusion for all |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Matemática - CUC - Licenciatura |
Referência: | MORAES, Danielle Maria de. Desenho universal para aprendizagem: colaborando com os professores em sala de aula. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489 |
Data defesa documento: | 28-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Danielle Maria de Moraes.pdf | 5.79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.