Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3491
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Modelagem matemática : uma experimentação no terceiro ano do ensino médio, com foco na conta de água |
Autor(es): | Miranda, Maryanne Silva |
Orientador(a): | Silva, Aparecida Augusta da |
Membro da Banca: | Silva, Aparecida Augusta da |
Resumo : | O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa, oportunizada pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP), realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Cuiabá – MT, que buscou investigar os conhecimentos construídos ao longo de suas vidas escolares, elucidar as barreiras/restrições e, principalmente, dar voz ao potencial destes estudantes por meio de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água fornecida aos mesmos seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática. A pesquisa ocorreu com a participação de 35 estudantes que realizaram atividades e discussões que permitiram entender a importância da água em suas vidas e ganhar a capacidade de compreender, por meio de observações e comprovações, a obtenção do valor final a ser pago pela utilização de água nas residências. As discussões foram apenas provocadas pela licencianda (no papel, apenas, de mediadora), permitindo que os próprios estudantes refletissem sobre suas falas e de seus colegas. As atividades foram sendo construídas conforme o caminhar dos estudantes, promovendo um desafio para que se tornassem mais ativos sobre a proposta como um todo. Os estudantes demonstraram surpresa ao tomar conhecimento de que em um mesmo município, podem ser cobradas tarifas de faixas de consumo diferentes. Ainda mais quando fora citado a respeito da cobrança de esgoto que algumas residências devem pagar. |
Palavra-chave: | Modelagem matemática Água Conta de água |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Matemática - CUC - Licenciatura |
Referência: | MIRANDA, Maryanne Silva. Modelagem matemática: uma experimentação no terceiro ano do ensino médio, com foco na conta de água. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3491 |
Data defesa documento: | 25-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Maryanne Silva Miranda.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.