Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Maryanne Silva-
dc.date.accessioned2023-10-06T14:22:03Z-
dc.date.available2022-05-24-
dc.date.available2023-10-06T14:22:03Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationMIRANDA, Maryanne Silva. Modelagem matemática: uma experimentação no terceiro ano do ensino médio, com foco na conta de água. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3491-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-25T15:28:07Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maryanne Silva Miranda.pdf: 2154353 bytes, checksum: 43397b14d215d0d447d33d8cc469ceff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-06T14:22:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maryanne Silva Miranda.pdf: 2154353 bytes, checksum: 43397b14d215d0d447d33d8cc469ceff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-06T14:22:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maryanne Silva Miranda.pdf: 2154353 bytes, checksum: 43397b14d215d0d447d33d8cc469ceff (MD5) Previous issue date: 2022-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem matemática : uma experimentação no terceiro ano do ensino médio, com foco na conta de águapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Aparecida Augusta da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315522947587402pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Aparecida Augusta da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315522947587402pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540048843231750pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa, oportunizada pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP), realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Cuiabá – MT, que buscou investigar os conhecimentos construídos ao longo de suas vidas escolares, elucidar as barreiras/restrições e, principalmente, dar voz ao potencial destes estudantes por meio de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água fornecida aos mesmos seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática. A pesquisa ocorreu com a participação de 35 estudantes que realizaram atividades e discussões que permitiram entender a importância da água em suas vidas e ganhar a capacidade de compreender, por meio de observações e comprovações, a obtenção do valor final a ser pago pela utilização de água nas residências. As discussões foram apenas provocadas pela licencianda (no papel, apenas, de mediadora), permitindo que os próprios estudantes refletissem sobre suas falas e de seus colegas. As atividades foram sendo construídas conforme o caminhar dos estudantes, promovendo um desafio para que se tornassem mais ativos sobre a proposta como um todo. Os estudantes demonstraram surpresa ao tomar conhecimento de que em um mesmo município, podem ser cobradas tarifas de faixas de consumo diferentes. Ainda mais quando fora citado a respeito da cobrança de esgoto que algumas residências devem pagar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordModelagem matemáticapt_BR
dc.subject.keywordÁguapt_BR
dc.subject.keywordConta de águapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Maryanne Silva Miranda.pdf2.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.