Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3491
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelagem matemática : uma experimentação no terceiro ano do ensino médio, com foco na conta de água
Autor(es): Miranda, Maryanne Silva
Orientador(a): Silva, Aparecida Augusta da
Membro da Banca: Silva, Aparecida Augusta da
Resumo : O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa, oportunizada pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP), realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Cuiabá – MT, que buscou investigar os conhecimentos construídos ao longo de suas vidas escolares, elucidar as barreiras/restrições e, principalmente, dar voz ao potencial destes estudantes por meio de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água fornecida aos mesmos seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática. A pesquisa ocorreu com a participação de 35 estudantes que realizaram atividades e discussões que permitiram entender a importância da água em suas vidas e ganhar a capacidade de compreender, por meio de observações e comprovações, a obtenção do valor final a ser pago pela utilização de água nas residências. As discussões foram apenas provocadas pela licencianda (no papel, apenas, de mediadora), permitindo que os próprios estudantes refletissem sobre suas falas e de seus colegas. As atividades foram sendo construídas conforme o caminhar dos estudantes, promovendo um desafio para que se tornassem mais ativos sobre a proposta como um todo. Os estudantes demonstraram surpresa ao tomar conhecimento de que em um mesmo município, podem ser cobradas tarifas de faixas de consumo diferentes. Ainda mais quando fora citado a respeito da cobrança de esgoto que algumas residências devem pagar.
Palavra-chave: Modelagem matemática
Água
Conta de água
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Matemática - CUC - Licenciatura
Referência: MIRANDA, Maryanne Silva. Modelagem matemática: uma experimentação no terceiro ano do ensino médio, com foco na conta de água. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3491
Data defesa documento: 25-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Maryanne Silva Miranda.pdf2.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.