Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3517
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A literacia publicitária como possibilidade para o exercício da cidadania comunicativa na sociedade contemporânea
Autor(es): Rucks, Arthur Germano Nolasco
Orientador(a): Felippe, Alessandro Mateus
Membro da Banca: Felippe, Alessandro Mateus
Resumo : O presente artigo tem como temática principal o uso da literacia publicitária (MALMELIN, 2010) como possibilidade para o exercício da cidadania comunicativa (MATA, 2006) na sociedade contemporânea. Neste sentido, essa análise tem como objetivo geral demonstrar como a literacia publicitária presente nas Fichas Pedagógicas produzidas pelo OPSlab da UFMT podem auxiliar na construção de uma noção de cidadania comunicativa na sociedade contemporânea. Explora-se a confluência de campos como: (i) a cidadania, (ii) a comunicação, e (iii) a educação, através do uso da metodologia de Revisão Bibliográfica (LAKATOS et al., 2003) e, o desenvolvimento da Análise Qualitativa de Dados (GIL, 2002) sobre informações de duas Fichas Pedagógicas selecionadas no site do projeto. Afinal, considera-se as fichas pedagógicas como viáveis para a incentivo da prática comunicativa cidadã em sala de aula, principalmente pelo uso do letramento publicitário para fomentar questões de relevância social, como as mediações de representação e representatividade de minorias na comunicação mercadológica e seus impactos na formação do universo editado (BACCEGA, 2005).
Palavra-chave: Comunicação
Cidadania
Educação
Literacia publicitária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: RUCKS, Arthur Germano Nolasco. A literacia publicitária como possibilidade para o exercício da cidadania comunicativa na sociedade contemporânea. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3517
Data defesa documento: 17-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Arthur Germano Nolasco Rucks.pdf284.56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.