Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alexsander Tomé dos-
dc.date.accessioned2023-10-31T13:05:30Z-
dc.date.available2023-05-20-
dc.date.available2023-10-31T13:05:30Z-
dc.date.issued2021-10-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Alexsander Tomé dos. O corpo como ferramenta na musicalização inicial em projetos sociais: um relato fundamentado do minicurso “Corpo Musical”. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3569-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-10-26T13:52:03Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Alexsander Tomé dos Santos.pdf: 672458 bytes, checksum: cc95d0a35bc11fe6bd11a5fc168472ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-10-31T13:05:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Alexsander Tomé dos Santos.pdf: 672458 bytes, checksum: cc95d0a35bc11fe6bd11a5fc168472ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-31T13:05:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Alexsander Tomé dos Santos.pdf: 672458 bytes, checksum: cc95d0a35bc11fe6bd11a5fc168472ab (MD5) Previous issue date: 2021-10-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO corpo como ferramenta na musicalização inicial em projetos sociais : um relato fundamentado do minicurso “Corpo Musical”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borne, Leonardo da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4345212477288753pt_BR
dc.contributor.referee1Borne, Leonardo da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4345212477288753pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho vai se ocupar em refletir sobre o como a percussão corporal pode contribuir para musicalização, pensando principalmente sobre a importância do papel do corpo no processo de aprendizagem musical em especial em um projeto social. No trabalho se descreve como foi gerado o minicurso Corpo Musical a análise e reflexão dessa experiência em educação musical. O processo metodológico foi desenvolvido entre ação e investigação, do qual se formou em três etapas: a) material de referência; b) execução do minicurso; c) coleta e análise de dados. Sobre o material de referência, utilizei como ponto de partida a proposta do grupo Barbatuques, que por longos anos tem sido inspirador tanto no ensino e propagação da percussão corporal como também no incentivo à pesquisa e investigação na área. Também busco aporte na filosofia de teóricos dos métodos ativos representados aqui por Dalcroze, Willens e Orff que em sua abordagem de ensino musical demonstram a importância de um trabalho afetivo, criativo que se preocupe com a realidade e interação do aluno no processo de aprendizagem assim como também valorizam o papel do corpo na percepção e relação em busca do saber musical. A respeito da execução do minicurso, ele foi gerado como material de amostra para a reflexão do objeto de pesquisa em questão, ou seja musicalização por meio da percussão corporal. O Corpo Musical aconteceu em quatro encontros que foram realizados com voluntários da ONG Jocum Pantanal, na cidade de Cuiabá/MT, teve um total de seis alunos que o concluíram, e foi realizado entre os dias 14 de abril e 06 de maio de 2021. Como produto artístico do minicurso foi feita enquanto performance a gravação do videoclipe com a música “Asa Branca”, sendo acompanhada em percussão corporal pelo ritmo baião. A última etapa foi a realização entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro das perguntas foi organizado e divido em quatro partes com o objetivo de avaliar o entendimento sobre o processo de aprendizagem dos alunos. As entrevistas foram realizadas de forma individual em uma sala adequada, pois contou com uma pergunta que solicitava a audição de um vídeo. O resultado das entrevistas foi organizado em uma tabela, e a partir da sua análise foram observadas as tendências e as particularidades. Como resultados deste trabalho, além do minicurso Corpo Musical em si, os alunos tiveram experiência com a produção de som em seu próprio corpo, o que contribuiu para reflexão sobre diversas fontes sonoras (tais como, palma, peito, coxa, boca, e pés). Com essa produção de sons, conseguiram também distinguir entre os sons graves e agudos e nesse mesmo contexto começaram a reconhecer os timbres que foram trabalhados. Conclui-se que a percussão corporal é um meio eficaz para a musicalização de pessoas de diversas idades e diferentes contextos como é o caso de projetos sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMúsica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.keywordPercussão corporalpt_BR
dc.subject.keywordProjeto socialpt_BR
dc.subject.keywordMusicalizaçãopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Música - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Alexsander Tomé dos Santos.pdf656.7 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.