Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3637
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A produção de sabão caseiro como proposta para ensino e aprendizagem de química |
Autor(es): | Silva, Roger Augusto Payakan Ferreira da |
Orientador(a): | Soares, Elane Chaveiro |
Coorientador: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Oliveira, Douglas Freitas de |
Membro da Banca: | Teixeira, Vanessa Lima dos Santos |
Resumo : | O reaproveitamento de materiais como o óleo de cozinha tem recebido atenção de movimentos organizações que buscam minimizar os impactos gerados por esses produtos no meio ambiente, quando descartado de forma inadequada e excessiva. A preocupação ambiental vem possibilitando soluções alternativas para o reaproveitamento e descarte adequado destes produtos por parte da população. Dessa forma, objetivou-se com esta pesquisa, a elaboração de um minicurso sobre o tema aprendendo a química do sabão caseiro. Este minicurso surgiu como uma alternativa para que pudéssemos tratar de questões ambientais atuais e os conteúdos de Química trabalhos no decorrer do ano letivo, para que o aluno pudesse fazer uma correlação do que aprendeu em sala de aula e o seu cotidiano fora do ambiente escolar no qual o sabão se constitui como um tema para o ensino e aprendizagem de química. Assim, optou-se por realizar este minicurso com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio Integrado de Informática do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Para elaborar o minicurso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a produção de sabão caseiro com óleo de cozinha, bem como os possíveis conteúdos que poderiam ser abordados na aula teórica, foi elaborado um roteiro de aula prática sobre essa produção. A realização do minicurso foi realizada em dois momentos, abordagem teórica e atividade prática, onde os alunos produziram o sabão. A partir de então, os conhecimentos dos estudantes sobre a referida temática foram avaliados por meio de um questionário on-line auto-aplicável (Google Formulários) e as respostas analisadas nesta pesquisa. |
Palavra-chave: | Sabão caseiro Ensino de química Minicurso Meio ambiente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SILVA, Roger Augusto Payakan Ferreira da. A produção de sabão caseiro como proposta para ensino e aprendizagem de química. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3637 |
Data defesa documento: | 13-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Roger Augusto Payakan Ferreira da Silva.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.