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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, José Lucas Silva-
dc.date.accessioned2023-11-24T15:24:11Z-
dc.date.available2022-03-17-
dc.date.available2023-11-24T15:24:11Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationCAMPOS, José Lucas Silva. Caminho Atômico: um jogo para o ensino-aprendizagem de química geral. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3642-
dc.description.abstractDidactic and recreational games can be used as pedagogical resources to stimulate learning and contribute to the construction of chemical knowledge with high school students, because among the various teaching methods and techniques, they are the ones that stand out the most, and can be carried out in the school environment and in the classroom. In this work, a didactic game entitled "Atomic Path" was developed, and its application in a high school class in order to review the contents of General and Inorganic Chemistry studied throughout the year. Thus, the method used was based on qualitative research with a case study approach, the participants were 19 students from the 1st year of high school from a public school in the city of Cuiabá-MT, the Chemistry teacher of the class applied a questionnaire for students' evaluation of the activity. With the application of the didactic game, it is concluded that it was a tool that contributed to teaching and learning, and this shows that the teacher can make use of this method to facilitate the study of Chemistry and motivate their students, thus promoting greater interaction between teacher and students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-21T15:54:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Lucas Silva Campos.pdf: 1143722 bytes, checksum: 06091bb859e0ae9405f810971fde44ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-24T15:24:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Lucas Silva Campos.pdf: 1143722 bytes, checksum: 06091bb859e0ae9405f810971fde44ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-24T15:24:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Lucas Silva Campos.pdf: 1143722 bytes, checksum: 06091bb859e0ae9405f810971fde44ec (MD5) Previous issue date: 2022-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaminho Atômico : um jogo para o ensino-aprendizagem de química geralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484650266886844pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484650266886844pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Laiene Maria Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591073940574350pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Susel Taís Coelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478442279820299pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9976197628407988pt_BR
dc.description.resumoOs jogos didáticos e lúdicos podem ser utilizados como recursos pedagógicos para estimular a aprendizagem e contribuir para a construção do conhecimento químico com os alunos do Ensino Médio, pois dentre os vários métodos e técnicas de ensino, são as que mais se destacam, podendo ser realizadas no ambiente escolar, e em sala de aula. Neste trabalho houve o desenvolvimento de um jogo didático intitulado “Caminho Atômico”, e sua aplicação em uma turma do Ensino Médio com o intuito de revisar os conteúdos de Química Geral e Inorgânica estudados ao longo do ano. Sendo assim, o método utilizado teve como base a pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, os participantes foram 19 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Cuiabá-MT, a professora de Química da turma aplicou um questionário para avaliação dos alunos sobre a atividade. Com a aplicação do jogo didático, conclui-se que foi uma ferramenta que contribuiu para o ensino-aprendizagem, e isso mostra que o professor pode fazer uso deste método para facilitar o estudo de Química e motivar seus alunos, promovendo desta forma, maior interação entre o professor e os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordJogos didáticospt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
dc.subject.keyword2Playfulnesspt_BR
dc.subject.keyword2Didactic gamespt_BR
dc.subject.keyword2Chemistry teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

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