Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Campos, José Lucas Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T15:24:11Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17 | - |
dc.date.available | 2023-11-24T15:24:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, José Lucas Silva. Caminho Atômico: um jogo para o ensino-aprendizagem de química geral. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3642 | - |
dc.description.abstract | Didactic and recreational games can be used as pedagogical resources to stimulate learning and contribute to the construction of chemical knowledge with high school students, because among the various teaching methods and techniques, they are the ones that stand out the most, and can be carried out in the school environment and in the classroom. In this work, a didactic game entitled "Atomic Path" was developed, and its application in a high school class in order to review the contents of General and Inorganic Chemistry studied throughout the year. Thus, the method used was based on qualitative research with a case study approach, the participants were 19 students from the 1st year of high school from a public school in the city of Cuiabá-MT, the Chemistry teacher of the class applied a questionnaire for students' evaluation of the activity. With the application of the didactic game, it is concluded that it was a tool that contributed to teaching and learning, and this shows that the teacher can make use of this method to facilitate the study of Chemistry and motivate their students, thus promoting greater interaction between teacher and students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-21T15:54:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Lucas Silva Campos.pdf: 1143722 bytes, checksum: 06091bb859e0ae9405f810971fde44ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-24T15:24:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Lucas Silva Campos.pdf: 1143722 bytes, checksum: 06091bb859e0ae9405f810971fde44ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-24T15:24:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_José Lucas Silva Campos.pdf: 1143722 bytes, checksum: 06091bb859e0ae9405f810971fde44ec (MD5) Previous issue date: 2022-03-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Caminho Atômico : um jogo para o ensino-aprendizagem de química geral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Laiene Maria Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6591073940574350 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Soares, Susel Taís Coelho | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3478442279820299 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9976197628407988 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os jogos didáticos e lúdicos podem ser utilizados como recursos pedagógicos para estimular a aprendizagem e contribuir para a construção do conhecimento químico com os alunos do Ensino Médio, pois dentre os vários métodos e técnicas de ensino, são as que mais se destacam, podendo ser realizadas no ambiente escolar, e em sala de aula. Neste trabalho houve o desenvolvimento de um jogo didático intitulado “Caminho Atômico”, e sua aplicação em uma turma do Ensino Médio com o intuito de revisar os conteúdos de Química Geral e Inorgânica estudados ao longo do ano. Sendo assim, o método utilizado teve como base a pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, os participantes foram 19 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Cuiabá-MT, a professora de Química da turma aplicou um questionário para avaliação dos alunos sobre a atividade. Com a aplicação do jogo didático, conclui-se que foi uma ferramenta que contribuiu para o ensino-aprendizagem, e isso mostra que o professor pode fazer uso deste método para facilitar o estudo de Química e motivar seus alunos, promovendo desta forma, maior interação entre o professor e os estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Playfulness | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic games | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Chemistry teaching | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_José Lucas Silva Campos.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.