Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3642
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caminho Atômico : um jogo para o ensino-aprendizagem de química geral
Autor(es): Campos, José Lucas Silva
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Santos, Laiene Maria Rodrigues dos
Membro da Banca: Soares, Susel Taís Coelho
Resumo : Os jogos didáticos e lúdicos podem ser utilizados como recursos pedagógicos para estimular a aprendizagem e contribuir para a construção do conhecimento químico com os alunos do Ensino Médio, pois dentre os vários métodos e técnicas de ensino, são as que mais se destacam, podendo ser realizadas no ambiente escolar, e em sala de aula. Neste trabalho houve o desenvolvimento de um jogo didático intitulado “Caminho Atômico”, e sua aplicação em uma turma do Ensino Médio com o intuito de revisar os conteúdos de Química Geral e Inorgânica estudados ao longo do ano. Sendo assim, o método utilizado teve como base a pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, os participantes foram 19 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Cuiabá-MT, a professora de Química da turma aplicou um questionário para avaliação dos alunos sobre a atividade. Com a aplicação do jogo didático, conclui-se que foi uma ferramenta que contribuiu para o ensino-aprendizagem, e isso mostra que o professor pode fazer uso deste método para facilitar o estudo de Química e motivar seus alunos, promovendo desta forma, maior interação entre o professor e os estudantes.
Resumo em lingua estrangeira: Didactic and recreational games can be used as pedagogical resources to stimulate learning and contribute to the construction of chemical knowledge with high school students, because among the various teaching methods and techniques, they are the ones that stand out the most, and can be carried out in the school environment and in the classroom. In this work, a didactic game entitled "Atomic Path" was developed, and its application in a high school class in order to review the contents of General and Inorganic Chemistry studied throughout the year. Thus, the method used was based on qualitative research with a case study approach, the participants were 19 students from the 1st year of high school from a public school in the city of Cuiabá-MT, the Chemistry teacher of the class applied a questionnaire for students' evaluation of the activity. With the application of the didactic game, it is concluded that it was a tool that contributed to teaching and learning, and this shows that the teacher can make use of this method to facilitate the study of Chemistry and motivate their students, thus promoting greater interaction between teacher and students.
Palavra-chave: Ludicidade
Jogos didáticos
Ensino de química
Palavra-chave em lingua estrangeira: Playfulness
Didactic games
Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Química - CUC - Licenciatura
Referência: CAMPOS, José Lucas Silva. Caminho Atômico: um jogo para o ensino-aprendizagem de química geral. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3642
Data defesa documento: 11-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_José Lucas Silva Campos.pdf1.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.