Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
Autor(es): | Stiz, Janaína da Silva |
Orientador(a): | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Floriano, Léo da Silva |
Membro da Banca: | Silva, Álef Vinicius de Jesus |
Resumo : | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa. |
Palavra-chave: | Formação de professores Ensino de química Formação inicial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | STIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644 |
Data defesa documento: | 13-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Janaína da Silva Stiz.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.