Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3645
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A história da química e o ensino de química : um recorte das publicações da revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
Autor(es): | Sampaio, Leonardo Jacinto |
Orientador(a): | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Calcanhoto, Karla Katherine Nascimento |
Membro da Banca: | Silva, Álef Vinicius de Jesus |
Resumo : | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam compreender e promover a inserção da História da Química no Ensino de Química. Neste sentido, o objetivo consiste em analisar como a História da Química tem sido articulada ao Ensino de Química, através dos artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2022 na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema de pesquisa norteado pela seguinte questão: Quais as contribuições para o Ensino de Química dos últimos 5 anos de produção científica sobre a História da Química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Buscando responder esta questão, optou-se por realizar uma Pesquisa Bibliográfica, fundamentada nos pressupostos da Pesquisa Qualitativa, onde foram analisados 10 artigos no periódico citado. Para analisar os artigos que constituem o corpus deste trabalho foi adotado a perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados apontam que os artigos científicos publicados nos últimos 5 anos da revista QNEsc sobre a temática da História da Química têm apresentado três tendências: apresentam contribuições para a construção histórica do conhecimento químico, apresentam uma sequência didática ou um material didático que contextualize historicamente o Ensino de Química ou apresentam uma proposta de ensino baseada na Argumentação no Ensino de Química utilizando textos históricos da Química. |
Palavra-chave: | História da química História da ciência Ensino de química Pesquisa bibliográfica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SAMPAIO, Leonardo Jacinto. A história da química e o ensino de química: um recorte das publicações da revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3645 |
Data defesa documento: | 12-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Leonardo Jacinto Sampaio.pdf | 778.44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.