Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3645
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A história da química e o ensino de química : um recorte das publicações da revista Química Nova na Escola (QNEsc)
Autor(es): Sampaio, Leonardo Jacinto
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Calcanhoto, Karla Katherine Nascimento
Membro da Banca: Silva, Álef Vinicius de Jesus
Resumo : Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam compreender e promover a inserção da História da Química no Ensino de Química. Neste sentido, o objetivo consiste em analisar como a História da Química tem sido articulada ao Ensino de Química, através dos artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2022 na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema de pesquisa norteado pela seguinte questão: Quais as contribuições para o Ensino de Química dos últimos 5 anos de produção científica sobre a História da Química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Buscando responder esta questão, optou-se por realizar uma Pesquisa Bibliográfica, fundamentada nos pressupostos da Pesquisa Qualitativa, onde foram analisados 10 artigos no periódico citado. Para analisar os artigos que constituem o corpus deste trabalho foi adotado a perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados apontam que os artigos científicos publicados nos últimos 5 anos da revista QNEsc sobre a temática da História da Química têm apresentado três tendências: apresentam contribuições para a construção histórica do conhecimento químico, apresentam uma sequência didática ou um material didático que contextualize historicamente o Ensino de Química ou apresentam uma proposta de ensino baseada na Argumentação no Ensino de Química utilizando textos históricos da Química.
Palavra-chave: História da química
História da ciência
Ensino de química
Pesquisa bibliográfica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SAMPAIO, Leonardo Jacinto. A história da química e o ensino de química: um recorte das publicações da revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3645
Data defesa documento: 12-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Leonardo Jacinto Sampaio.pdf778.44 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.