Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3648
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A bioquímica no ensino superior : uma visão de sua interdisciplinaridade advinda do estágio docência |
Autor(es): | Medeiros, Paulo da Silva |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Massola, Bruna Cristina Prolo |
Membro da Banca: | Correia, Francyele dos Santos |
Resumo : | O presente trabalho aborda o contexto do processo de ensino-aprendizagem de Bioquímica tendo como foco o princípio pedagógico do ensino interdisciplinar e suas aplicações no ensino superior. Está baseado numa contextualização dos movimentos históricos, de concepção interdisciplinar, da relação das ciências Química e Bioquímica, e como os professores e o programa de pós-graduação desenvolvem essa concepção pedagógica no ensino superior. A metodologia aplicada à pesquisa utiliza-se da Epistemologia Qualitativa que é expressa por Rossato e Mitjáns Martínez (2018) baseada na análise construtivo-interpretativa, tendo como sujeitos de pesquisa, dois discentes do Estágio Docência do Programa de Pós-Graduação em Química e Ciências da Saúde (PPGQ e PPGCS). Os discentes responderam a um questionário composto de seis questões, as quais eram constituídas de indagações pertinentes ao ensino de Bioquímica, suas aplicações no cotidiano, no ensino superior e na sua conciliação com a interdisciplinaridade e a análise dos resultados seu deu através de nossos indicadores, ou seja, a interdisciplinaridade e a sua correlação com a Bioquímica no Ensino Superior. Os resultados analisados elucidaram como estão distribuídos a ementa da disciplina de Bioquímica nos cursos que ofertam a disciplina na UFMT campus Cuiabá, inclusive para os cursos de Química. verificou-se que a partir da interação e integração dos saberes e das concepções pedagógicas da interdisciplinaridade chegamos a vários pontos de vista, englobando muitos mais assuntos, relacionados ao cotidiano, como o processo bioquímico de desnaturação de proteínas, aos alimentos, atividade de enzimas presentes nos alimentos, do escurecimento de fruta, à saúde, contribuindo para uma construção fundamental no desenvolvimento do estudante, no qual esse compreender melhor, às questões do cotidiano, o que tange a sua formação como pessoa ativa nas suas ações e no seu fazer para com a sociedade, o espaço globalizado e o mundo. |
Palavra-chave: | Interdisciplinaridade Estágio docência Bioquímica Ensino superior Princípio pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | MEDEIROS, Paulo da Silva. A bioquímica no ensino superior: uma visão de sua interdisciplinaridade advinda do estágio docência. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3648 |
Data defesa documento: | 15-Feb-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Paulo da Silva Medeiros.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.