Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Dezire Nazario dos-
dc.date.accessioned2023-11-27T16:18:57Z-
dc.date.available2022-03-31-
dc.date.available2023-11-27T16:18:57Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Dezire Nazario dos. Projeto de extensão Educação Científica em Contexto Intercultural: relato de experiências em escolas quilombola, indígena e do campo. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3649-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-07-24T13:21:38Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maria Dezire Nazario dos Santos.pdf: 1810184 bytes, checksum: 170af9f72f381f01bdca5111e657f0b8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-11-27T16:18:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maria Dezire Nazario dos Santos.pdf: 1810184 bytes, checksum: 170af9f72f381f01bdca5111e657f0b8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T16:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Maria Dezire Nazario dos Santos.pdf: 1810184 bytes, checksum: 170af9f72f381f01bdca5111e657f0b8 (MD5) Previous issue date: 2022-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProjeto de extensão Educação Científica em Contexto Intercultural : relato de experiências em escolas quilombola, indígena e do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee2Kupodonepá, Eneida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4996463533950413pt_BR
dc.contributor.referee3Magnani, Cláudia Regina Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501096640774594pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662021773891182pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou registrar, de modo reflexivo, sobre a formação para docência em escolas Quilombola, Indígena e do Campo, na Educação Química, partindo do princípio da indissociabilidade em forma de tripé Universitário, envolvendo ensino-pesquisa-extensão. Intenciona-se compreender a importância da formação de professores por meio de um Projeto de Extensão e como a relação entre a diversidade de escolas e a universidade pode trazer múltiplas dimensões educativas para o olhar de uma futura professora em formação. É de modo indissociável que a sala de aula deixa de ser um espaço de produção de conhecimentos descontextualizados e passa a ser de diálogo coma diversidade de escolas. Toma-se como ponto de partida que as interações promovidas pela Extensão possibilitam tanto uma maior comunicação, dentro e fora da Universidade, quanto pesquisar respostas para questionamentos advindos do Ensino de Graduação. O Projeto Extensão é fundamental para o desenvolvimento da formação para docência da Química tendo como intuito capacitar os discentes a desenvolverem habilidades para resolverem problemas encontrados atualmente e, assim, prepará-los de forma significativa para o mundo do trabalho. E, também, possibilitando o aprofundamento de pesquisas na graduação. Como metodologia adotada se faz uma aproximação com a pesquisa qualitativa, trata-se de uma abordagem complexa do tipo relato de experiência, sendo assim, ao longo deste trabalho é apresentado o resgate de relatos de experiências vivenciadas por uma discente da Licenciatura em Química UFMT, Campus Cuiabá, desde 2016 até 2019. Os relatos de experiências registram os resultados de momentos marcantes vivenciados, em especial, durante encontros formativos promovidos pela oficina “pH de solos e cultivo de minhocas”. Esses encontros possibilitaram vivenciar um ensino de Química voltado para uma leitura de mundo, dando ênfase aos fenômenos da natureza e minimizando as dificuldades da docência, principalmente, no que se refere ao distanciamento entre linguagem científica e linguagem popular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordProjeto de extensãopt_BR
dc.subject.keywordEscola indígenapt_BR
dc.subject.keywordEscola do campopt_BR
dc.subject.keywordEscola quilombolapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Maria Dezire Nazario dos Santos.pdf1.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.