Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3649
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Projeto de extensão Educação Científica em Contexto Intercultural : relato de experiências em escolas quilombola, indígena e do campo |
Autor(es): | Santos, Maria Dezire Nazario dos |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Kupodonepá, Eneida |
Membro da Banca: | Magnani, Cláudia Regina Soares |
Resumo : | Este trabalho buscou registrar, de modo reflexivo, sobre a formação para docência em escolas Quilombola, Indígena e do Campo, na Educação Química, partindo do princípio da indissociabilidade em forma de tripé Universitário, envolvendo ensino-pesquisa-extensão. Intenciona-se compreender a importância da formação de professores por meio de um Projeto de Extensão e como a relação entre a diversidade de escolas e a universidade pode trazer múltiplas dimensões educativas para o olhar de uma futura professora em formação. É de modo indissociável que a sala de aula deixa de ser um espaço de produção de conhecimentos descontextualizados e passa a ser de diálogo coma diversidade de escolas. Toma-se como ponto de partida que as interações promovidas pela Extensão possibilitam tanto uma maior comunicação, dentro e fora da Universidade, quanto pesquisar respostas para questionamentos advindos do Ensino de Graduação. O Projeto Extensão é fundamental para o desenvolvimento da formação para docência da Química tendo como intuito capacitar os discentes a desenvolverem habilidades para resolverem problemas encontrados atualmente e, assim, prepará-los de forma significativa para o mundo do trabalho. E, também, possibilitando o aprofundamento de pesquisas na graduação. Como metodologia adotada se faz uma aproximação com a pesquisa qualitativa, trata-se de uma abordagem complexa do tipo relato de experiência, sendo assim, ao longo deste trabalho é apresentado o resgate de relatos de experiências vivenciadas por uma discente da Licenciatura em Química UFMT, Campus Cuiabá, desde 2016 até 2019. Os relatos de experiências registram os resultados de momentos marcantes vivenciados, em especial, durante encontros formativos promovidos pela oficina “pH de solos e cultivo de minhocas”. Esses encontros possibilitaram vivenciar um ensino de Química voltado para uma leitura de mundo, dando ênfase aos fenômenos da natureza e minimizando as dificuldades da docência, principalmente, no que se refere ao distanciamento entre linguagem científica e linguagem popular. |
Palavra-chave: | Projeto de extensão Escola indígena Escola do campo Escola quilombola Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SANTOS, Maria Dezire Nazario dos. Projeto de extensão Educação Científica em Contexto Intercultural: relato de experiências em escolas quilombola, indígena e do campo. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3649 |
Data defesa documento: | 18-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Maria Dezire Nazario dos Santos.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.