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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4112
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Espaços públicos para atividade física em Pontal do Araguaia/MT: um relato de experiência a partir do programa residência pedagógica |
Autor(es): | Santana, Jeniffer Pavan |
Orientador(a): | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Rodrigues, Sara Andrade |
Membro da Banca: | França, Ábia Lima de |
Resumo : | Este estudo investiga os espaços públicos disponíveis para a atividade física em Pontal do Araguaia/MT, por meio de um relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica. A pesquisa procurou entender como os alunos do 7º ano de uma escola municipal reconhecem os espaços públicos para atividades físicas em Pontal do Araguaia/MT. Utilizando uma abordagem exploratória qualitativa, foram realizadas quatro aulas de Educação Física, explorando o reconhecimento dos alunos sobre esses espaços. Os resultados indicaram engajamento dos alunos, evidenciando a eficácia de estratégias pedagógicas, como o uso do Google Maps. No entanto, a pesquisa também revelou desafios na gestão dos espaços públicos. Conclui-se que há necessidade de uma gestão mais clara e inclusiva para promover efetivamente a prática de atividades físicas na comunidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study investigates the public spaces available for physical activity in Pontal do Araguaia/MT, through an experience report from the Pedagogical Residency Program. The research sought to understand how 7th year students at a municipal school recognize public spaces for physical activities in Pontal do Araguaia/MT. Using a qualitative exploratory approach, four Physical Education classes were held, exploring students' recognition of these spaces. The results indicated student engagement, highlighting the effectiveness of pedagogical strategies, such as the use of Google Maps. However, the research also revealed challenges in the management of public spaces. It is concluded that there is a need for clearer and more inclusive management to effectively promote the practice of physical activities in the community. |
Palavra-chave: | escola saúde educação física |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | school health physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Educação Física - CUA |
Referência: | SANTANA, Jeniffer Pavan. Espaços públicos para atividade física em Pontal do Araguaia/MT: um relato de experiência a partir do programa residência pedagógica. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4112 |
Data defesa documento: | 2-Abr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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