Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4112
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espaços públicos para atividade física em Pontal do Araguaia/MT: um relato de experiência a partir do programa residência pedagógica
Autor(es): Santana, Jeniffer Pavan
Orientador(a): Marani, Vitor Hugo
Membro da Banca: Marani, Vitor Hugo
Membro da Banca: Rodrigues, Sara Andrade
Membro da Banca: França, Ábia Lima de
Resumo : Este estudo investiga os espaços públicos disponíveis para a atividade física em Pontal do Araguaia/MT, por meio de um relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica. A pesquisa procurou entender como os alunos do 7º ano de uma escola municipal reconhecem os espaços públicos para atividades físicas em Pontal do Araguaia/MT. Utilizando uma abordagem exploratória qualitativa, foram realizadas quatro aulas de Educação Física, explorando o reconhecimento dos alunos sobre esses espaços. Os resultados indicaram engajamento dos alunos, evidenciando a eficácia de estratégias pedagógicas, como o uso do Google Maps. No entanto, a pesquisa também revelou desafios na gestão dos espaços públicos. Conclui-se que há necessidade de uma gestão mais clara e inclusiva para promover efetivamente a prática de atividades físicas na comunidade.
Resumo em lingua estrangeira: This study investigates the public spaces available for physical activity in Pontal do Araguaia/MT, through an experience report from the Pedagogical Residency Program. The research sought to understand how 7th year students at a municipal school recognize public spaces for physical activities in Pontal do Araguaia/MT. Using a qualitative exploratory approach, four Physical Education classes were held, exploring students' recognition of these spaces. The results indicated student engagement, highlighting the effectiveness of pedagogical strategies, such as the use of Google Maps. However, the research also revealed challenges in the management of public spaces. It is concluded that there is a need for clearer and more inclusive management to effectively promote the practice of physical activities in the community.
Palavra-chave: escola
saúde
educação física
Palavra-chave em lingua estrangeira: school
health
physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: SANTANA, Jeniffer Pavan. Espaços públicos para atividade física em Pontal do Araguaia/MT: um relato de experiência a partir do programa residência pedagógica. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4112
Data defesa documento: 2-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Jeniffer Pavan Santana.pdf15.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.