Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4115
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Designer thinking na educação – metodologia da aprendizagem
Autor(es): Mata, Jarede Simões da
Orientador(a): Cardoso Neto, Odorico Ferreira
Membro da Banca: Cardoso Neto, Odorico Ferreira
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Mancini, Anna Maria Penalva
Resumo : O objeto de estudo da pesquisa é a aplicação do Design Thinking na educação, com foco na promoção da aprendizagem significativa e no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração entre alunos. O objetivo é analisar como o Design Thinking pode ser implementado como uma metodologia ativa e colaborativa para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, incentivando a criatividade, a inovação e o engajamento dos alunos. A metodologia utilizada é qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, análise de vídeos disponíveis no YouTube, consulta a livros relevantes e estudo de casos selecionados. Os resultados indicam que o Design Thinking é uma metodologia eficaz para promover a aprendizagem ativa e significativa, capacitando os alunos a enfrentarem desafios complexos com criatividade e confiança. No entanto, são identificados desafios na adaptação do Design Thinking ao contexto educacional, como a necessidade de suporte institucional e a formação de professores. Em suma, o estudo destaca o potencial do Design Thinking como uma ferramenta valiosa para inovar e melhorar a educação, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.
Resumo em lingua estrangeira: The subject of this research is the application of Design Thinking in education, with a focus on promoting meaningful learning and developing problem-solving skills, critical thinking and collaboration among students. The aim is to analyze how Design Thinking can be implemented as an active and collaborative methodology to improve the quality of teaching and learning, encouraging creativity, innovation and student engagement. The methodology used is qualitative, including a literature review, analysis of videos available on YouTube, consultation of relevant books and selected case studies. The results indicate that Design Thinking is an effective methodology for promoting active and meaningful learning, enabling students to face complex challenges with creativity and confidence. However, challenges are identified in adapting Design Thinking to the educational context, such as the need for institutional support and teacher training. In short, the study highlights the potential of Design Thinking as a valuable tool for innovating and improving education, preparing students for the challenges of the contemporary world.
Palavra-chave: aprendizagem
ensino
educação
design thinkig
metodologia ativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: learning
teaching
education
design thinking
active methodology
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Curso: Letras - CUA
Referência: MATA, Jarede Simões da. Designer thinking na educação – metodologia da aprendizagem. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4115
Data defesa documento: 12-Abr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf329.16 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.