Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMata, Jarede Simões da-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:15:16Z-
dc.date.available2024-04-16-
dc.date.available2024-07-16T19:15:16Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationMATA, Jarede Simões da. Designer thinking na educação – metodologia da aprendizagem. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4115-
dc.description.abstractThe subject of this research is the application of Design Thinking in education, with a focus on promoting meaningful learning and developing problem-solving skills, critical thinking and collaboration among students. The aim is to analyze how Design Thinking can be implemented as an active and collaborative methodology to improve the quality of teaching and learning, encouraging creativity, innovation and student engagement. The methodology used is qualitative, including a literature review, analysis of videos available on YouTube, consultation of relevant books and selected case studies. The results indicate that Design Thinking is an effective methodology for promoting active and meaningful learning, enabling students to face complex challenges with creativity and confidence. However, challenges are identified in adapting Design Thinking to the educational context, such as the need for institutional support and teacher training. In short, the study highlights the potential of Design Thinking as a valuable tool for innovating and improving education, preparing students for the challenges of the contemporary world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-12T19:04:26Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf: 337058 bytes, checksum: aa19f2a964c027ec3fe053324f113740 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:15:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf: 337058 bytes, checksum: aa19f2a964c027ec3fe053324f113740 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T19:15:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf: 337058 bytes, checksum: aa19f2a964c027ec3fe053324f113740 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesigner thinking na educação – metodologia da aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso Neto, Odorico Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965195631094693pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso Neto, Odorico Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965195631094693pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee3Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.description.resumoO objeto de estudo da pesquisa é a aplicação do Design Thinking na educação, com foco na promoção da aprendizagem significativa e no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração entre alunos. O objetivo é analisar como o Design Thinking pode ser implementado como uma metodologia ativa e colaborativa para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, incentivando a criatividade, a inovação e o engajamento dos alunos. A metodologia utilizada é qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, análise de vídeos disponíveis no YouTube, consulta a livros relevantes e estudo de casos selecionados. Os resultados indicam que o Design Thinking é uma metodologia eficaz para promover a aprendizagem ativa e significativa, capacitando os alunos a enfrentarem desafios complexos com criatividade e confiança. No entanto, são identificados desafios na adaptação do Design Thinking ao contexto educacional, como a necessidade de suporte institucional e a formação de professores. Em suma, o estudo destaca o potencial do Design Thinking como uma ferramenta valiosa para inovar e melhorar a educação, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordaprendizagempt_BR
dc.subject.keywordensinopt_BR
dc.subject.keywordeducaçãopt_BR
dc.subject.keyworddesign thinkigpt_BR
dc.subject.keywordmetodologia ativapt_BR
dc.subject.keyword2learningpt_BR
dc.subject.keyword2teachingpt_BR
dc.subject.keyword2educationpt_BR
dc.subject.keyword2design thinkingpt_BR
dc.subject.keyword2active methodologypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf329.16 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.