Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4115
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mata, Jarede Simões da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T19:15:16Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16 | - |
dc.date.available | 2024-07-16T19:15:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | MATA, Jarede Simões da. Designer thinking na educação – metodologia da aprendizagem. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4115 | - |
dc.description.abstract | The subject of this research is the application of Design Thinking in education, with a focus on promoting meaningful learning and developing problem-solving skills, critical thinking and collaboration among students. The aim is to analyze how Design Thinking can be implemented as an active and collaborative methodology to improve the quality of teaching and learning, encouraging creativity, innovation and student engagement. The methodology used is qualitative, including a literature review, analysis of videos available on YouTube, consultation of relevant books and selected case studies. The results indicate that Design Thinking is an effective methodology for promoting active and meaningful learning, enabling students to face complex challenges with creativity and confidence. However, challenges are identified in adapting Design Thinking to the educational context, such as the need for institutional support and teacher training. In short, the study highlights the potential of Design Thinking as a valuable tool for innovating and improving education, preparing students for the challenges of the contemporary world. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-12T19:04:26Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf: 337058 bytes, checksum: aa19f2a964c027ec3fe053324f113740 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:15:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf: 337058 bytes, checksum: aa19f2a964c027ec3fe053324f113740 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-16T19:15:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf: 337058 bytes, checksum: aa19f2a964c027ec3fe053324f113740 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Designer thinking na educação – metodologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso Neto, Odorico Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6965195631094693 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso Neto, Odorico Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6965195631094693 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mancini, Anna Maria Penalva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto de estudo da pesquisa é a aplicação do Design Thinking na educação, com foco na promoção da aprendizagem significativa e no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração entre alunos. O objetivo é analisar como o Design Thinking pode ser implementado como uma metodologia ativa e colaborativa para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, incentivando a criatividade, a inovação e o engajamento dos alunos. A metodologia utilizada é qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, análise de vídeos disponíveis no YouTube, consulta a livros relevantes e estudo de casos selecionados. Os resultados indicam que o Design Thinking é uma metodologia eficaz para promover a aprendizagem ativa e significativa, capacitando os alunos a enfrentarem desafios complexos com criatividade e confiança. No entanto, são identificados desafios na adaptação do Design Thinking ao contexto educacional, como a necessidade de suporte institucional e a formação de professores. Em suma, o estudo destaca o potencial do Design Thinking como uma ferramenta valiosa para inovar e melhorar a educação, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | design thinkig | pt_BR |
dc.subject.keyword | metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | design thinking | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | active methodology | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf | 329.16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.