Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4115
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Designer thinking na educação – metodologia da aprendizagem |
Autor(es): | Mata, Jarede Simões da |
Orientador(a): | Cardoso Neto, Odorico Ferreira |
Membro da Banca: | Cardoso Neto, Odorico Ferreira |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Resumo : | O objeto de estudo da pesquisa é a aplicação do Design Thinking na educação, com foco na promoção da aprendizagem significativa e no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração entre alunos. O objetivo é analisar como o Design Thinking pode ser implementado como uma metodologia ativa e colaborativa para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, incentivando a criatividade, a inovação e o engajamento dos alunos. A metodologia utilizada é qualitativa, incluindo revisão bibliográfica, análise de vídeos disponíveis no YouTube, consulta a livros relevantes e estudo de casos selecionados. Os resultados indicam que o Design Thinking é uma metodologia eficaz para promover a aprendizagem ativa e significativa, capacitando os alunos a enfrentarem desafios complexos com criatividade e confiança. No entanto, são identificados desafios na adaptação do Design Thinking ao contexto educacional, como a necessidade de suporte institucional e a formação de professores. Em suma, o estudo destaca o potencial do Design Thinking como uma ferramenta valiosa para inovar e melhorar a educação, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo. |
Resumo em lingua estrangeira: | The subject of this research is the application of Design Thinking in education, with a focus on promoting meaningful learning and developing problem-solving skills, critical thinking and collaboration among students. The aim is to analyze how Design Thinking can be implemented as an active and collaborative methodology to improve the quality of teaching and learning, encouraging creativity, innovation and student engagement. The methodology used is qualitative, including a literature review, analysis of videos available on YouTube, consultation of relevant books and selected case studies. The results indicate that Design Thinking is an effective methodology for promoting active and meaningful learning, enabling students to face complex challenges with creativity and confidence. However, challenges are identified in adapting Design Thinking to the educational context, such as the need for institutional support and teacher training. In short, the study highlights the potential of Design Thinking as a valuable tool for innovating and improving education, preparing students for the challenges of the contemporary world. |
Palavra-chave: | aprendizagem ensino educação design thinkig metodologia ativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | learning teaching education design thinking active methodology |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | MATA, Jarede Simões da. Designer thinking na educação – metodologia da aprendizagem. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4115 |
Data defesa documento: | 12-Abr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Jarede Simões da Mata.pdf | 329.16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.