Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4126
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das novas tecnologias em sala de aula: o celular em foco
Autor(es): Oliveira, Sueine Martins de
Orientador(a): Mancini, Anna Maria Penalva
Membro da Banca: Mancini, Anna Maria Penalva
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Cardoso Neto, Odorico Ferreira
Resumo : Este estudo discorreu sobre as novas tecnologias dentro da sala de aula, enfatizando o uso do celular, refletindo sobre os pontos positivos que essas tecnologias trazem para o processo de ensino aprendizagem. Os principais autores que nortearam esse estudo foram, Conte (2015); Cortês (2009); Kenski (2012); Silveira (2001); Oliveira (2022), dentre outros. Metodologicamente falando este estudo caracteriza-se como uma pesquisa básica e, um estudo exploratório realizado através da leitura e compreensão de textos e artigos selecionados, o que na visão de Apolinário (2011, p. 75), esse tipo de pesquisa objetiva aumentar a compreensão de um fenômeno ainda pouco conhecido, ou de um problema de pesquisa ainda não perfeitamente delineado. Teve uma abordagem qualitativa, segundo esta perspectiva, um fenômeno pode ser melhor compreendido no contexto em que ocorre e do qual é parte, devendo ser analisado numa perspectiva integrada. Caracterizando ainda como um estudo bibliográfico que na visão de Gil, (2017, p.85) permite ao pesquisador cobrir uma gama maior de fenômenos e são importantes para o surgimento de novos caminhos para as pesquisas empíricas. Ao findo do estudo pode-se compreender que a utilização das novas tecnologias digitas dentro de sala de aula são de suma importância e facilitadores dentro do processo de ensino aprendizagem, sendo necessário uma adequação por parte dos docentes no que diz respeito a utilização dessas inovações tecnológicas.
Palavra-chave: aprendizagem
celulares
novas tecnologias
sala de aula
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: OLIVEIRA, Sueine Martins de. O uso das novas tecnologias em sala de aula: o celular em foco. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4126
Data defesa documento: 12-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Sueine Martins de Oliveira.pdf443.76 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.