Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joyce Oliveira da-
dc.date.accessioned2024-12-23T13:42:45Z-
dc.date.available2024-12-16-
dc.date.available2024-12-23T13:42:45Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.citationSILVA, Joyce Oliveira da. Ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: concepção dos professores de uma escola de Barra do Garças/MT. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4310-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-12-17T23:46:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Joyce Oliveira da Silva.pdf: 479569 bytes, checksum: 2481a65319a723ba326df80a9da4c432 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-12-23T13:42:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Joyce Oliveira da Silva.pdf: 479569 bytes, checksum: 2481a65319a723ba326df80a9da4c432 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-12-23T13:42:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Joyce Oliveira da Silva.pdf: 479569 bytes, checksum: 2481a65319a723ba326df80a9da4c432 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-23T13:42:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Joyce Oliveira da Silva.pdf: 479569 bytes, checksum: 2481a65319a723ba326df80a9da4c432 (MD5) Previous issue date: 2023-05-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: concepção dos professores de uma escola de Barra do Garças/MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Wanderleya Nara Goncalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207955487524123pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Wanderleya Nara Goncalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207955487524123pt_BR
dc.contributor.referee2Pamplona, Admur Severino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817070173290336pt_BR
dc.contributor.referee3Ramalho, Luana Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2823330995778941pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1397322653902525pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o ensino e à aprendizagem de matemática para alunos com Deficiência Intelectual (DI), no contexto regional. Visa compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos com DI e analisar as metodologias e os recursos utilizados pelo professor de matemática para ensinar alunos com DI na educação básica. A realização da pesquisa contou com a contribuição de uma professora de matemática e de uma professora que atua na sala de Recursos Multifuncionais, ambas da Escola Estadual Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho de Barra do Garças/MT. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, segundo Yin (2005) e Gil (2005). A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada, a análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultados, o estudo indica que as dificuldades de alunos com DI, no que se refere à aprendizagem da matemática, estão relacionadas, sobretudo, a conteúdo da Matemática Básica. A pesquisa aponta também a necessidade dos professores terem mais informações para trabalhar com este público, seja por intermédio da formação inicial ou continuada. Sobre a inclusão, o estudo mostrou que as leis que garantem a permanência destes alunos nas Escolas Regulares são obedecidas mas, de fato, os alunos com DI não são inclusos, pois não são efetivadas estratégias que permitam a sua integração e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordeducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordeducação básica modalidade de educação especialpt_BR
dc.subject.keywordformação docentept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Joyce Oliveira da Silva.pdf468.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.