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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4310
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Joyce Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-23T13:42:45Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16 | - |
dc.date.available | 2024-12-23T13:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Joyce Oliveira da. Ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: concepção dos professores de uma escola de Barra do Garças/MT. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4310 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: concepção dos professores de uma escola de Barra do Garças/MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Wanderleya Nara Goncalves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0207955487524123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Wanderleya Nara Goncalves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0207955487524123 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pamplona, Admur Severino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9817070173290336 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ramalho, Luana Vieira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2823330995778941 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1397322653902525 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o ensino e à aprendizagem de matemática para alunos com Deficiência Intelectual (DI), no contexto regional. Visa compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos com DI e analisar as metodologias e os recursos utilizados pelo professor de matemática para ensinar alunos com DI na educação básica. A realização da pesquisa contou com a contribuição de uma professora de matemática e de uma professora que atua na sala de Recursos Multifuncionais, ambas da Escola Estadual Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho de Barra do Garças/MT. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, segundo Yin (2005) e Gil (2005). A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada, a análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultados, o estudo indica que as dificuldades de alunos com DI, no que se refere à aprendizagem da matemática, estão relacionadas, sobretudo, a conteúdo da Matemática Básica. A pesquisa aponta também a necessidade dos professores terem mais informações para trabalhar com este público, seja por intermédio da formação inicial ou continuada. Sobre a inclusão, o estudo mostrou que as leis que garantem a permanência destes alunos nas Escolas Regulares são obedecidas mas, de fato, os alunos com DI não são inclusos, pois não são efetivadas estratégias que permitam a sua integração e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | educação básica modalidade de educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | formação docente | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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