Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4310
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: concepção dos professores de uma escola de Barra do Garças/MT
Autor(es): Silva, Joyce Oliveira da
Orientador(a): Costa, Wanderleya Nara Goncalves
Membro da Banca: Costa, Wanderleya Nara Goncalves
Membro da Banca: Pamplona, Admur Severino
Membro da Banca: Ramalho, Luana Vieira
Resumo : O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o ensino e à aprendizagem de matemática para alunos com Deficiência Intelectual (DI), no contexto regional. Visa compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos com DI e analisar as metodologias e os recursos utilizados pelo professor de matemática para ensinar alunos com DI na educação básica. A realização da pesquisa contou com a contribuição de uma professora de matemática e de uma professora que atua na sala de Recursos Multifuncionais, ambas da Escola Estadual Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho de Barra do Garças/MT. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, segundo Yin (2005) e Gil (2005). A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada, a análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultados, o estudo indica que as dificuldades de alunos com DI, no que se refere à aprendizagem da matemática, estão relacionadas, sobretudo, a conteúdo da Matemática Básica. A pesquisa aponta também a necessidade dos professores terem mais informações para trabalhar com este público, seja por intermédio da formação inicial ou continuada. Sobre a inclusão, o estudo mostrou que as leis que garantem a permanência destes alunos nas Escolas Regulares são obedecidas mas, de fato, os alunos com DI não são inclusos, pois não são efetivadas estratégias que permitam a sua integração e aprendizagem.
Palavra-chave: educação inclusiva
educação básica modalidade de educação especial
formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Matemática - CUA
Referência: SILVA, Joyce Oliveira da. Ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: concepção dos professores de uma escola de Barra do Garças/MT. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4310
Data defesa documento: 19-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Joyce Oliveira da Silva.pdf468.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.