Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4310
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: concepção dos professores de uma escola de Barra do Garças/MT |
Autor(es): | Silva, Joyce Oliveira da |
Orientador(a): | Costa, Wanderleya Nara Goncalves |
Membro da Banca: | Costa, Wanderleya Nara Goncalves |
Membro da Banca: | Pamplona, Admur Severino |
Membro da Banca: | Ramalho, Luana Vieira |
Resumo : | O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o ensino e à aprendizagem de matemática para alunos com Deficiência Intelectual (DI), no contexto regional. Visa compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos com DI e analisar as metodologias e os recursos utilizados pelo professor de matemática para ensinar alunos com DI na educação básica. A realização da pesquisa contou com a contribuição de uma professora de matemática e de uma professora que atua na sala de Recursos Multifuncionais, ambas da Escola Estadual Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho de Barra do Garças/MT. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, segundo Yin (2005) e Gil (2005). A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada, a análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultados, o estudo indica que as dificuldades de alunos com DI, no que se refere à aprendizagem da matemática, estão relacionadas, sobretudo, a conteúdo da Matemática Básica. A pesquisa aponta também a necessidade dos professores terem mais informações para trabalhar com este público, seja por intermédio da formação inicial ou continuada. Sobre a inclusão, o estudo mostrou que as leis que garantem a permanência destes alunos nas Escolas Regulares são obedecidas mas, de fato, os alunos com DI não são inclusos, pois não são efetivadas estratégias que permitam a sua integração e aprendizagem. |
Palavra-chave: | educação inclusiva educação básica modalidade de educação especial formação docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Curso: | Matemática - CUA |
Referência: | SILVA, Joyce Oliveira da. Ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência intelectual: concepção dos professores de uma escola de Barra do Garças/MT. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4310 |
Data defesa documento: | 19-Mai-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Joyce Oliveira da Silva.pdf | 468.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.