Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4367
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Transporte público resiliente: uma revisão da literatura |
Autor(es): | Araujo Filho, Mario Benedito de |
Orientador(a): | Bender, Juliane Erika Cavalcante |
Membro da Banca: | Bender, Juliane Erika Cavalcante |
Membro da Banca: | Chegury, Juliana Queiroz Borges de M. |
Membro da Banca: | Donato, Marina |
Resumo : | O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais estratégias para inserir o transporte público resiliente no conceito de resiliência, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana em grandes centros urbanos. O método utilizado baseia-se em uma revisão da literatura, possibilitando a análise de estudos prévios sobre o tema. Os critérios de inclusão delimitam a busca a artigos que abordem a relação entre resiliência e transporte público, publicados nos últimos dez anos e disponíveis em texto completo. O estudo busca identificar de que forma o conceito de resiliência aparece na literatura atrelado ao transporte público, bem como as tendências e desafios encontrados em diferentes contextos urbanos. Além disso, buscou-se caracterizar as principais soluções adotadas para garantir a resiliência do transporte público, analisando suas limitações e potencialidades. A partir dessas análises, buscou-se compreender a relação entre sustentabilidade e resiliência no transporte público. Os resultados obtidos incluem a interpretação do conceito de resiliência em cidades, com foco especial na área de transporte. O estudo utilizou um conjunto de indicadores de resiliência para o sistema de transporte público, evidenciando a importância de um transporte resiliente e sustentável. A mobilidade urbana resiliente destaca-se como uma estratégia fundamental, capaz de catalisar transformações profundas e duradouras, com potencial para redefinir a qualidade de vida nos centros urbanos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aims to present the main strategies for integrating resilient public transportation into the concept of resilience, with the goal of improving urban mobility in large urban centers. The method used is based on a literature review, allowing for the analysis of previous studies on the subject. The inclusion criteria restrict the search to articles that address the relationship between resilience and public transportation, published in the last ten years and available in full text. The study seeks to identify how the concept of resilience appears in the literature in relation to public transportation, as well as the trends and challenges encountered in different urban contexts. Additionally, the study aimed to characterize the main solutions adopted to ensure the resilience of public transportation, analyzing their limitations and potential. Based on these analyses, the objective was to understand the relationship between sustainability and resilience in public transportation. The results obtained include an interpretation of the concept of resilience in cities, with a particular focus on the transportation sector. The study utilized a set of resilience indicators for the public transportation system, highlighting the importance of a resilient and sustainable transport system. Resilient urban mobility stands out as a fundamental strategy, capable of driving deep and lasting transformations, with the potential to redefine the quality of life in urban centers. |
Palavra-chave: | Transporte público Planejamento de transporte Mobilidade urbana Sustentabilidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Public transport Transport planning City mobility Sustainable development |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUVG - Várzea Grande |
Departamento: | Instituto de Engenharia – Várzea Grande |
Curso: | Engenharia de Transportes - CUVG |
Referência: | ARAÚJO FILHO, Mario Benedito de. Transporte Público Resiliente. Orientador: Juliane Érika Cavalcante Bender Bender. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4367 |
Data defesa documento: | 16-Out-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Mario Benedito de Araujo Filho.pdf | 892.67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.