Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo Filho, Mario Benedito de-
dc.date.accessioned2025-02-10T22:13:32Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2025-02-10T22:13:32Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationARAÚJO FILHO, Mario Benedito de. Transporte Público Resiliente. Orientador: Juliane Érika Cavalcante Bender Bender. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4367-
dc.description.abstractThis study aims to present the main strategies for integrating resilient public transportation into the concept of resilience, with the goal of improving urban mobility in large urban centers. The method used is based on a literature review, allowing for the analysis of previous studies on the subject. The inclusion criteria restrict the search to articles that address the relationship between resilience and public transportation, published in the last ten years and available in full text. The study seeks to identify how the concept of resilience appears in the literature in relation to public transportation, as well as the trends and challenges encountered in different urban contexts. Additionally, the study aimed to characterize the main solutions adopted to ensure the resilience of public transportation, analyzing their limitations and potential. Based on these analyses, the objective was to understand the relationship between sustainability and resilience in public transportation. The results obtained include an interpretation of the concept of resilience in cities, with a particular focus on the transportation sector. The study utilized a set of resilience indicators for the public transportation system, highlighting the importance of a resilient and sustainable transport system. Resilient urban mobility stands out as a fundamental strategy, capable of driving deep and lasting transformations, with the potential to redefine the quality of life in urban centers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2025-02-10T22:13:22Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Mario Benedito de Araujo Filho.pdf: 914090 bytes, checksum: 36099705d86f89e7641dcc5f091db29e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2025-02-10T22:13:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Mario Benedito de Araujo Filho.pdf: 914090 bytes, checksum: 36099705d86f89e7641dcc5f091db29e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T22:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Mario Benedito de Araujo Filho.pdf: 914090 bytes, checksum: 36099705d86f89e7641dcc5f091db29e (MD5) Previous issue date: 2023-10-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransporte público resiliente: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bender, Juliane Erika Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1650374970304038pt_BR
dc.contributor.referee1Bender, Juliane Erika Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1650374970304038pt_BR
dc.contributor.referee2Chegury, Juliana Queiroz Borges de M.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221019078205134pt_BR
dc.contributor.referee3Donato, Marina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3065688209469583pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9343372469593122pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais estratégias para inserir o transporte público resiliente no conceito de resiliência, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana em grandes centros urbanos. O método utilizado baseia-se em uma revisão da literatura, possibilitando a análise de estudos prévios sobre o tema. Os critérios de inclusão delimitam a busca a artigos que abordem a relação entre resiliência e transporte público, publicados nos últimos dez anos e disponíveis em texto completo. O estudo busca identificar de que forma o conceito de resiliência aparece na literatura atrelado ao transporte público, bem como as tendências e desafios encontrados em diferentes contextos urbanos. Além disso, buscou-se caracterizar as principais soluções adotadas para garantir a resiliência do transporte público, analisando suas limitações e potencialidades. A partir dessas análises, buscou-se compreender a relação entre sustentabilidade e resiliência no transporte público. Os resultados obtidos incluem a interpretação do conceito de resiliência em cidades, com foco especial na área de transporte. O estudo utilizou um conjunto de indicadores de resiliência para o sistema de transporte público, evidenciando a importância de um transporte resiliente e sustentável. A mobilidade urbana resiliente destaca-se como uma estratégia fundamental, capaz de catalisar transformações profundas e duradouras, com potencial para redefinir a qualidade de vida nos centros urbanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento de transportept_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keyword2Public transportpt_BR
dc.subject.keyword2Transport planningpt_BR
dc.subject.keyword2City mobilitypt_BR
dc.subject.keyword2Sustainable developmentpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Mario Benedito de Araujo Filho.pdf892.67 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.