Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4367
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transporte público resiliente: uma revisão da literatura
Autor(es): Araujo Filho, Mario Benedito de
Orientador(a): Bender, Juliane Erika Cavalcante
Membro da Banca: Bender, Juliane Erika Cavalcante
Membro da Banca: Chegury, Juliana Queiroz Borges de M.
Membro da Banca: Donato, Marina
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais estratégias para inserir o transporte público resiliente no conceito de resiliência, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana em grandes centros urbanos. O método utilizado baseia-se em uma revisão da literatura, possibilitando a análise de estudos prévios sobre o tema. Os critérios de inclusão delimitam a busca a artigos que abordem a relação entre resiliência e transporte público, publicados nos últimos dez anos e disponíveis em texto completo. O estudo busca identificar de que forma o conceito de resiliência aparece na literatura atrelado ao transporte público, bem como as tendências e desafios encontrados em diferentes contextos urbanos. Além disso, buscou-se caracterizar as principais soluções adotadas para garantir a resiliência do transporte público, analisando suas limitações e potencialidades. A partir dessas análises, buscou-se compreender a relação entre sustentabilidade e resiliência no transporte público. Os resultados obtidos incluem a interpretação do conceito de resiliência em cidades, com foco especial na área de transporte. O estudo utilizou um conjunto de indicadores de resiliência para o sistema de transporte público, evidenciando a importância de um transporte resiliente e sustentável. A mobilidade urbana resiliente destaca-se como uma estratégia fundamental, capaz de catalisar transformações profundas e duradouras, com potencial para redefinir a qualidade de vida nos centros urbanos.
Resumo em lingua estrangeira: This study aims to present the main strategies for integrating resilient public transportation into the concept of resilience, with the goal of improving urban mobility in large urban centers. The method used is based on a literature review, allowing for the analysis of previous studies on the subject. The inclusion criteria restrict the search to articles that address the relationship between resilience and public transportation, published in the last ten years and available in full text. The study seeks to identify how the concept of resilience appears in the literature in relation to public transportation, as well as the trends and challenges encountered in different urban contexts. Additionally, the study aimed to characterize the main solutions adopted to ensure the resilience of public transportation, analyzing their limitations and potential. Based on these analyses, the objective was to understand the relationship between sustainability and resilience in public transportation. The results obtained include an interpretation of the concept of resilience in cities, with a particular focus on the transportation sector. The study utilized a set of resilience indicators for the public transportation system, highlighting the importance of a resilient and sustainable transport system. Resilient urban mobility stands out as a fundamental strategy, capable of driving deep and lasting transformations, with the potential to redefine the quality of life in urban centers.
Palavra-chave: Transporte público
Planejamento de transporte
Mobilidade urbana
Sustentabilidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Public transport
Transport planning
City mobility
Sustainable development
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Curso: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: ARAÚJO FILHO, Mario Benedito de. Transporte Público Resiliente. Orientador: Juliane Érika Cavalcante Bender Bender. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4367
Data defesa documento: 16-Out-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Mario Benedito de Araujo Filho.pdf892.67 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.