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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4384
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepção dos envolvidos no Programa de Residência Pedagógica da UFMT/Sinop sobre o portal da OBMEP |
Autor(es): | Santos, Jatniel Ribeiro Ferreira dos |
Orientador(a): | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Coorientador: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Santana, Geslane Figueiredo da Silva |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Resumo : | Este trabalho apresenta uma análise da percepção dos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), edital CAPES n. 24/2022, para formação inicial de professores para Educação Básica. Essa pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa/descritiva e verifica as perspectivas dos residentes e preceptores em relação ao uso do portal da OBMEP. A pesquisa segue uma abordagem concentrada na compreensão e interpretação de dados descritivos e não numéricos, como observação de relatos e acompanhamento dos encontros realizados na oficina de matemática da UFMT campus Sinop. O objetivo desta pesquisa é compreender o posicionamento dos participantes do subprojeto diante de uma possível utilização do portal da OBMEP como uma ferramenta para auxiliar no aprendizado de matemática e analisar se o portal da OBMEP tem adequação com as competências e habilidades apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando compartilhar e enriquecer o repertório de experiências dos participantes da pesquisa na sua formação acadêmica, a fim de possibilitar ao aluno o papel de construtor do próprio aprendizado. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma análise qualitativa da percepção dos participantes sobre o uso do portal da OBMEP buscando identificar sua potencialidade e limitações para ser trabalhado como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem. No trabalho realizado foram aplicados dois questionários com perguntas abertas e fechadas aos participantes do Subprojeto Interdisciplinar do PRP da UFMT/Sinop, a fim de coletar dados para análise da percepção dos envolvidos com relação ao portal da OBMEP. Concluímos que os resultados obtidos podem contribuir com a possibilidade de usar o portal da OBMEP como recurso educacional para minimizar as dificuldades dos alunos com a Matemática e Física. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper presents an analysis of the perception of fellows of the Pedagogical Residency Program (PRP), CAPES notice no. 24/2022, for initial training of teachers for Basic Education. This research uses a qualitative/descriptive approach and verifies the perspectives of the residents and preceptors regarding the use of the OBMEP portal. The research follows an approach focused on understanding and interpreting descriptive rather than numerical data, such as observing reports and monitoring the meetings held in the math workshop at the UFMT Sinop campus. The goal of this research is to understand the positioning of the participants of the subproject in the face of a possible use of the OBMEP portal as a tool to assist in learning mathematics and to analyze whether the OBMEP portal is in line with the competencies and skills presented by the Common National Curriculum Base (BNCC), aiming to share and enrich the repertoire of experiences of the research participants in their academic training, in order to enable the student the role of builder of their own learning. To achieve this goal, a qualitative analysis of the participants' perception of the use of the OBMEP portal was carried out, seeking to identify its potential and limitations to be used as an auxiliary tool for learning. Two questionnaires with open and closed questions were applied to the participants of the PRP Interdisciplinary Subproject of UFMT/Sinop, in order to collect data to analyze the perception of those involved regarding the OBMEP portal. We conclude that the results obtained can contribute to the possibility of using the OBMEP portal as an educational resource to minimize the difficulties of students with Mathematics and Physics. |
Palavra-chave: | Base Nacional Comum Curricular Portal da OBMEP Recurso Educacional Residência Pedagógica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Common National Curriculum Base OBMEP Portal Educational Resource Pedagogical Residence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Matemática - CUS |
Referência: | SANTOS, Jatniel Ribeiro Ferreira dos. Percepção dos envolvidos no Programa de Residência Pedagógica da UFMT/Sinop sobre o portal da OBMEP. 2022. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4384 |
Data defesa documento: | 5-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
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