Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4459
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso
Autor(es): Brito, Lohan Siqueira
Orientador(a): Silva, Benedito Albuquerque da
Membro da Banca: Silva, Benedito Albuquerque da
Membro da Banca: Kulevicz, Rosane Aparecida
Membro da Banca: Moraes, Ney Mussa de
Resumo : Este trabalho trata das metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Mato Grosso no departamento de Ciências Contábeis onde foi feita uma pesquisa entre os docentes e discentes do departamento com o objetivo de apresentar um diagnóstico sobre os métodos de ensino e quais foram mais relevantes e de mais fácil absorção de conteúdo. Também é discorrido que o saber ensinar é tão importante quanto o ensinar e apresentado algumas técnicas de ensino-aprendizagem. Trazendo como contribuição a melhoria do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFMT e com os resultados foi possível perceber que há pontos concordares entre professores e alunos, mas também, há pontos divergentes e que depende exclusivamente da vontade dos professores em mudar essa situação, buscando a atualização dos conhecimentos além de, estarem sempre atentos a questão do entendimento e acompanhamento das aulas e conteúdos por parte dos acadêmicos. E após a pesquisa qualitativa para levantamento de dados, é chegada a análise de que os docentes estão em concordância com os discentes quanto as metodologias de ensino aplicadas em sala de aula e as metodologias avaliativas. Predominando a aula expositiva e a avaliação por meio de trabalhos e/ou estudo de caso. Entretanto foi identificado uma insatisfação por parte dos discentes quanto as expectativas sobre as matérias lecionadas.
Resumo em lingua estrangeira: Este trabajo trata de las metodologias de las ensenansas adactadas en el curso de ciências contables de la universidad federal de mato grosso del departamento de ciências contables donde fue una investigacion entre los docentes y alumnos del departamento com el objetivo de presentar um diagnóstico sobre los métodos de ensenansa los cuales fueron mas relevantes y de mas fácil absorbencia en el contenido. Tambien es sierto que saber ensenar es tan importante. Trayendo como aporte el perfeccionamiento de la carrera de Licenciatura en Ciencias Contables de la UFMT y con los resultados se pudo percibir que hay puntos de acuerdo entre profesores y estudiantes, pero también hay puntos divergentes y que depende exclusivamente de la voluntad de los profesores de cambiar esta situación, buscando la actualización de conocimientos además de estar siempre atentos al tema de la comprensión y seguimiento de clases y contenidos por parte de los académicos. Es presentar algunas técnicas de ensenanzas-aprediendo. Y despues de una investigacion cualitativa para el levantamiento de datos, llegamos al analisis de que los docentes estan de acuerdo com los estudiantes en encuanto a las metodologias de ensenanzas aplicadas en sala de aulas y las metodologias avaliativas. predominando las aulas expositivas y las evaluaciones por médio de trabajos e/o estúdios de casos. Entretanto fuese identificado una insastisfaccion por parte de los estudiantes durante las expectativas sobre las matérias seleccionadas.
Palavra-chave: Ensino
Saber ensinar
Educação continuada
Ensino-aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ensenar
Saber ensenar
Educacion continua
Ensenando-aprendiendo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Curso: Ciências Contábeis - CUC
Referência: BRITO, Lohan Siqueira. Ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4459
Data defesa documento: 13-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Lohan Siqueira Brito.pdf868.91 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.