Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrevisan, Luana-
dc.date.accessioned2025-05-15T16:49:01Z-
dc.date.available2023-12-13-
dc.date.available2025-05-15T16:49:01Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationTREVISAN, Luana. Uma análise comparativa dos materiais de ensino de solfejo dos autores: Ottman, Med e Duarte. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4483-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-06T12:19:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Luana Trevisan.pdf: 1752656 bytes, checksum: fd28d4996f13ceda6391511148ee6458 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-05-15T16:49:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Luana Trevisan.pdf: 1752656 bytes, checksum: fd28d4996f13ceda6391511148ee6458 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-15T16:49:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Luana Trevisan.pdf: 1752656 bytes, checksum: fd28d4996f13ceda6391511148ee6458 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma análise comparativa dos materiais de ensino de solfejo dos autores : Ottman, Med e Duartept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borne, Leonardo da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4345212477288753pt_BR
dc.contributor.referee1Borne, Leonardo da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4345212477288753pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942509889403236pt_BR
dc.description.resumoA percepção musical é um aspecto importante para todo músico e uma das diversas maneiras de aperfeiçoá-la, é com a prática do solfejo, que por sua vez, pode ser orientada através do uso de um material musical. Dito isso, o presente trabalho traz uma análise comparativa e possui o propósito de identificar as diferenças e possíveis semelhanças entre três materiais de ensino de solfejo: Music For Sight Singing” de Ottman (e Rogers), “Solfejo” de Bohumil Med e “Método de Solfejo baseado na MPB” de Aderbal Duarte. A metodologia empregada envolve a revisão detalhada da literatura relacionada a cada um dos materiais selecionados, destacando os princípios fundamentais de solfejo, a organização do material didático, as estratégias de ensino e suas demais características. Uma das principais semelhanças é a ênfase na prática e na experiência musical. E as diferenças mais notáveis é a ênfase dada aos princípios de solfejo e estratégias de ensino. Esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão associada a cada um dos materiais investigados, bem como para o aprimoramento das práticas de ensino musical, assim como possíveis temas para análises de outros materiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMúsica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.keywordMétodos musicaispt_BR
dc.subject.keywordAnálise de métodospt_BR
dc.subject.keywordMaterial musicalpt_BR
dc.subject.keywordPercepção musicalpt_BR
dc.subject.keywordUFMTpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Música - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Luana Trevisan.pdf1.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.