Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Trevisan, Luana | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T16:49:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13 | - |
dc.date.available | 2025-05-15T16:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-27 | - |
dc.identifier.citation | TREVISAN, Luana. Uma análise comparativa dos materiais de ensino de solfejo dos autores: Ottman, Med e Duarte. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4483 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-06T12:19:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Luana Trevisan.pdf: 1752656 bytes, checksum: fd28d4996f13ceda6391511148ee6458 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-05-15T16:49:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Luana Trevisan.pdf: 1752656 bytes, checksum: fd28d4996f13ceda6391511148ee6458 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-15T16:49:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Luana Trevisan.pdf: 1752656 bytes, checksum: fd28d4996f13ceda6391511148ee6458 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma análise comparativa dos materiais de ensino de solfejo dos autores : Ottman, Med e Duarte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borne, Leonardo da Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4345212477288753 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Borne, Leonardo da Silveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4345212477288753 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2942509889403236 | pt_BR |
dc.description.resumo | A percepção musical é um aspecto importante para todo músico e uma das diversas maneiras de aperfeiçoá-la, é com a prática do solfejo, que por sua vez, pode ser orientada através do uso de um material musical. Dito isso, o presente trabalho traz uma análise comparativa e possui o propósito de identificar as diferenças e possíveis semelhanças entre três materiais de ensino de solfejo: Music For Sight Singing” de Ottman (e Rogers), “Solfejo” de Bohumil Med e “Método de Solfejo baseado na MPB” de Aderbal Duarte. A metodologia empregada envolve a revisão detalhada da literatura relacionada a cada um dos materiais selecionados, destacando os princípios fundamentais de solfejo, a organização do material didático, as estratégias de ensino e suas demais características. Uma das principais semelhanças é a ênfase na prática e na experiência musical. E as diferenças mais notáveis é a ênfase dada aos princípios de solfejo e estratégias de ensino. Esta pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão associada a cada um dos materiais investigados, bem como para o aprimoramento das práticas de ensino musical, assim como possíveis temas para análises de outros materiais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Música - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Métodos musicais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de métodos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | UFMT | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Música - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Luana Trevisan.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.