Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4517
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trajetória de vida como estudante indígena Chiquitano : da aldeia ao curso de graduação em Enfermagem
Autor(es): Rup, Gleiciane Aparecida Cesário
Orientador(a): Bottosso, Rosa Maria
Coorientador: Silva, Carmen Lucia da
Membro da Banca: Bottosso, Rosa Maria
Membro da Banca: Olivi, Magali
Membro da Banca: Divino, Eveline do Amor
Resumo : Na história dos povos Chiquitano além das lutas pela terra, foi necessário investimentos superar os desafios da comunidade em garantir o acesso e a qualidade de ensino a seus filhos. Objetivo: descrever os desafios para a aprendizagem encontrados pela estudante indígena da etnia Chiquitano desde a sua formação básica na aldeia, até a transposição para a cidade grande e a graduação no curso de enfermagem. Método: pesquisa etnográfica produzida a partir da narrativa autobiográfica. Resultados: constata-se que os desafios foram vários tais como os relacionados às fragilidades na estrutura física das escolas, o preparo dos docentes durante a vida na aldeia e na universidade; dificuldade em sistematizar o tempo para estudo. A adaptação na cidade grande exigiu esforço e capacidade de superação os desafios e à saudade dos familiares, da vida na aldeia e das questões financeiras. Aprender a estudar e lidar com novas tecnologias como a internet e para o ensino, fundamental para a aprendizagem e chegar ao objetivo de se tornar enfermeira. Apesar da recepção favorável no contexto universitário, percebe-se na academia que alguns docentes desconhecem história dos indígenas em Mato Grosso de forma geral, incluindo os Chiquitano. Considerações finais. Os investimentos recompensaram e os desafios foram superados, restando agora, a tarefa de se engajar-se no campo profissional, sem perder de vistas, novas oportunidades de aprendizagem.
Palavra-chave: Aprendizagem
População indígena
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Curso: Enfermagem - CUC
Referência: RUP, Gleiciane Aparecida Cesário. Trajetória de vida como estudante indígena Chiquitano: da aldeia ao curso de graduação em Enfermagem. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4517
Data defesa documento: 16-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Gleiciane Aparecida Cesário Rup.pdf1.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.