Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4522
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A construção da identidade brasileira no ensino de história da África |
Autor(es): | Lins, Amanda Régis |
Orientador(a): | Borges, Ana Carolina da Silva |
Membro da Banca: | Borges, Ana Carolina da Silva |
Resumo : | O principal objetivo desse trabalho é fomentar as discussões sobre a problemática que levantei de como é desenvolvido a construção da identidade brasileira, Latino-Americano e africana no Ensino de História e o percurso que é necessário para a inclusão de novas abordagens na educação básica para tornar cidadãos conhecedores e conscientes de uma história crítica e, inclusiva, e não inventada tal qual conta a história dos vencedores (brancos), explícita nos livros didáticos e dos currículos acadêmicos. Neste, vê-se uma história racista e eurocêntrico que nos tornam reprodutores de um racismo estrutural em nossa sociedade, onde observa-se pouco empenho e preocupação em atender as leis que instituem a obrigatoriedade da história e da cultura afro-brasileira e indígena, na qual este trabalho indicará o quanto estas não são cumpridas em vias de fato. A falta do conhecimento das origens dos povos africanos e de suas contribuições para a nossa cultura afro-brasileira, bem como dos povos nativos, sempre os colocando numa posição de subalternidade, fazendo que no imaginário de crianças e adolescente se formam uma consciência pejorativa e racializada em ser “preto”, contribuí para a baixa autoestima de muitos estudantes. Para conseguir superar estas problemáticas propomos um olhar crítico sobre o livro didático, em meio a metodologias de pesquisas realizadas no campo da história, na qual explora as imagens entrecruzadas com dados quantitativos, como instrumentos analíticos de análises de narrativas históricas na qual coloca o homem branco e europeu como o grande protagonista da nossa memória do passado. O exercício em questionar o livro didático, proporcionar, nestes termos, em reconhecer falhas, e silencia mentos numa história que não foi feito para nós, população negra, indígena e parda, e não nos representa. |
Resumo em lingua estrangeira: | El objetivo principal de este trabajo es fomentar discusiones sobre el problema que planteé sobre cómo se desarrolla la construcción de la identidad brasileña, latinoamericana y africana en la En-señanza de la Historia y el camino que es necesario para la inclusión de nuevos enfoques en la educación básica para hacer ciudadanos conocedores y conscientes de una historia crítica e inclusiva, no inventada como la que cuenta la historia de los (blancos) vencedores, explícita en los li-bros de texto y currículos académicos. En esto, vemos una historia racista y eurocéntrica que nos hace reproductores de un racismo estructural en nuestra sociedad, donde hay poco esfuerzo y preocupación en cumplir con las leyes que establecen la obligación de la historia y cultura afrobrasile-ña e indígena, en la que este trabajo indicará cuánto éstos no se cumplen de hecho. El desconoci-miento de los orígenes de los pueblos africanos y sus aportes a nuestra cultura afrobrasileña, así como de los pueblos originarios, colocándolos siempre en una posición subordinada, provocando que se forme en el imaginario de los niños y adolescentes una conciencia peyorativa y racializada. siendo “negra”, contribuí a la baja autoestima de muchos estudiantes. Para superar estos proble-mas, proponemos una mirada crítica al libro de texto, en medio de metodologías de investigación realizadas en el campo de la historia, en el que explora imágenes entrecruzadas con datos cuantita-tivos, como instrumentos analíticos para analizar narrativas históricas en las que la se sitúa al hombre blanco y europeo como el gran protagonista de nuestra memoria del pasado. El ejercicio de cuestionar el libro de texto, previendo, en estos términos, reconocer fallas, y silenciar en un relato que no fue hecho para nosotros, la población negra, indígena y parda, y que no nos representa. |
Palavra-chave: | Identidade brasileira Ensino de história da África História afro-brasileira Livros didáticos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Identidad brasileña Enseñanza de la historia africana Historia afrobrasileña Libros didácticos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Curso: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | LINS, Amanda Régis. A construção da identidade brasileira no ensino de história da África. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4522 |
Data defesa documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Amanda Régis Lins.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.