Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4613
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os paradidáticos de matemática no contexto do ensino estruturado em Mato Grosso
Autor(es): Francisco, Bruna Emanuelly Tavares
Orientador(a): Santos, Vinícius Machado Pereira dos
Coorientador: Benetti, Djeison
Membro da Banca: Santos, Vinícius Machado Pereira dos
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo principal compreender os pilares do Sistema Estruturado de Ensino de Mato Grosso, implementado a partir do ano de 2022 em todas as escolas do Estado, com especial atenção à forma como os professores estão lidando com essa situação. Observamos alguns de seus elementos, tais como a formação continuada dos professores, apostila estruturada, avaliação e plataforma digital, com o intuito de adquirir uma compreensão aprofundada. Obtemos conclusões acerca da possibilidade dos educadores utilizarem recursos auxiliares como proposta pedagógica no ensino de Matemática, tomando os Paradidáticos de Matemática como exemplo.
Resumo em lingua estrangeira: The main objective of this paper is to understand the pillars of Mato Grosso's Structured Teaching System, which will be implemented in all schools in the state from 2022, with special attention to how teachers are dealing with this situation. We looked at some of its elements, such as continuing teacher training, structured workbooks, assessment and the digital platform, in order to gain an in-depth understanding. We reached conclusions about the possibility of educators using auxiliary resources as a pedagogical proposal in Math teaching, taking Math Paradidáticos as an example.
Palavra-chave: Educação matemática
Sistema estruturado de ensino
Paradidáticos de matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Structured teaching system
Paradidáticos of mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Matemática - CUC - Licenciatura
Referência: FRANCISCO, Bruna Emanuelly Tavares. Os paradidáticos de matemática no contexto do ensino estruturado em Mato Grosso. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4613
Data defesa documento: 31-Out-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Bruna Emanuelly Tavares Francisco.pdf3.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.