Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Douglas Cordeiro da-
dc.date.accessioned2025-05-28T22:42:35Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2025-05-28T22:42:35Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.citationSILVA, Douglas Cordeiro da. A Álgebra para o Ensino Fundamental nas orientações curriculares. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4644-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the aspects of Algebra present in the curriculum of the Brazilian Elementary School. This is a bibliographic research with qualitative analysis, in which we seek to study the manifestations of how Algebra presents itself in the curriculum of basic education, using as theoretical foundation works by authors who have researched the teaching of algebra and its particularities. In addition, we have researched official documents such as: the National Curricular Parameters and the second version of the preliminary proposal of the National Curricular Common Base. In both documents, we focused our research on the topic Algebra. A historical / bibliographic survey was developed with the objective of searching through the history of Algebra, an understanding of algebraic evolution and its implications for the classroom. With regard to algebraic thought, we find that it is based on the development of innovative methods to solve mathematical problems.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-17T18:40:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_DOUGLAS CORDEIRO DA SILVA.pdf: 746349 bytes, checksum: 2a6112e206b16160e13198ea2f026cf0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2023-04-02T13:31:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_DOUGLAS CORDEIRO DA SILVA.pdf: 746349 bytes, checksum: 2a6112e206b16160e13198ea2f026cf0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:42:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_DOUGLAS CORDEIRO DA SILVA.pdf: 746349 bytes, checksum: 2a6112e206b16160e13198ea2f026cf0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T22:42:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_DOUGLAS CORDEIRO DA SILVA.pdf: 746349 bytes, checksum: 2a6112e206b16160e13198ea2f026cf0 (MD5) Previous issue date: 2017-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÁlgebra para o Ensino Fundamental nas orientações curriculares, Apt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Elizabeth Quirino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804734155117578pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee3Malavazi, Mazílio Coronel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120128933200790pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072441356734457pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar os aspectos da Álgebra presentes no currículo do Ensino Fundamental Brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica com análise qualitativa, em que buscamos estudar as manifestações de como a Álgebra se apresenta no currículo da educação básica, usando como fundamentação teórica trabalhos de autores que pesquisaram o ensino da álgebra e suas particularidades. Além disso, pesquisamos em documentos oficiais tais como: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a segunda versão da proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular. Em ambos os documentos, concentramos nossa investigação no tema Álgebra. Foi desenvolvido um levantamento histórico/bibliográfico com o objetivo de buscar através da história da Álgebra, uma compreensão da evolução algébrica e suas implicações para a sala de aula. Com relação ao pensamento algébrico, verificamos que ele se fundamenta no desenvolvimento de métodos inovadores para resolver problemas matemáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordÁlgebrapt_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subject.keyword2Algebrapt_BR
dc.subject.keyword2Curriculumpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics Teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_DOUGLAS CORDEIRO DA SILVA.pdf728.86 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.