Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4644
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Álgebra para o Ensino Fundamental nas orientações curriculares, A |
Autor(es): | Silva, Douglas Cordeiro da |
Orientador(a): | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Azevedo, Elizabeth Quirino de |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Malavazi, Mazílio Coronel |
Resumo : | O presente trabalho tem por objetivo analisar os aspectos da Álgebra presentes no currículo do Ensino Fundamental Brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica com análise qualitativa, em que buscamos estudar as manifestações de como a Álgebra se apresenta no currículo da educação básica, usando como fundamentação teórica trabalhos de autores que pesquisaram o ensino da álgebra e suas particularidades. Além disso, pesquisamos em documentos oficiais tais como: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a segunda versão da proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular. Em ambos os documentos, concentramos nossa investigação no tema Álgebra. Foi desenvolvido um levantamento histórico/bibliográfico com o objetivo de buscar através da história da Álgebra, uma compreensão da evolução algébrica e suas implicações para a sala de aula. Com relação ao pensamento algébrico, verificamos que ele se fundamenta no desenvolvimento de métodos inovadores para resolver problemas matemáticos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work aims to analyze the aspects of Algebra present in the curriculum of the Brazilian Elementary School. This is a bibliographic research with qualitative analysis, in which we seek to study the manifestations of how Algebra presents itself in the curriculum of basic education, using as theoretical foundation works by authors who have researched the teaching of algebra and its particularities. In addition, we have researched official documents such as: the National Curricular Parameters and the second version of the preliminary proposal of the National Curricular Common Base. In both documents, we focused our research on the topic Algebra. A historical / bibliographic survey was developed with the objective of searching through the history of Algebra, an understanding of algebraic evolution and its implications for the classroom. With regard to algebraic thought, we find that it is based on the development of innovative methods to solve mathematical problems. |
Palavra-chave: | Álgebra Currículo Ensino de Matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Algebra Curriculum Mathematics Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Matemática - CUS |
Referência: | SILVA, Douglas Cordeiro da. A Álgebra para o Ensino Fundamental nas orientações curriculares. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4644 |
Data defesa documento: | 17-Feb-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2016_DOUGLAS CORDEIRO DA SILVA.pdf | 728.86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.