Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLermen, Daiane Maria-
dc.date.accessioned2025-05-28T22:51:31Z-
dc.date.available2017-12-19-
dc.date.available2025-05-28T22:51:31Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationLERMEN, Daiane Maria. Compartilhamento de significados sobre irracionalidade em um grupo de professores que ensinam Matemática. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4649-
dc.description.abstractIn this work, send a report of processes of production of meanings about irrationality, set in motion during a discussion of one of the activities developed in a video gramed meeting with five teachers of Mathematics of Basic Education. For an analysis of audio and video recordings and annotations produced by teachers, our databases are not available, you seek a reading of the other for what he has, understands his legitimacies and not look at him by mistake, by lack. From the analyzes, detachments are important in the formation of teachers of mathematics or exercise of strangeness and descriptive, where teachers have opportunities to put themselves in the place of their students and reflections on their practices in the classroom, considering that in certain situations operating in different planes of signification, semantic fields. There is no explicit effort as legitimations that we believe in which teachers have used small texts in which we construct approximations to the garden of mathematicians, the classroom and the street. At the end we consider interesting the creation of a working group as a space for teachers to get involved and to know environments in which as teaching activities are organized towards the production and sharing of mathematical and non mathematical meanings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-22T17:29:31Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_DAIANE MARIA LERMEN.pdf: 1796344 bytes, checksum: 679a27e7423a1ffac767dec204079bce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:51:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_DAIANE MARIA LERMEN.pdf: 1796344 bytes, checksum: 679a27e7423a1ffac767dec204079bce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2025-05-28T22:51:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_DAIANE MARIA LERMEN.pdf: 1796344 bytes, checksum: 679a27e7423a1ffac767dec204079bce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T22:51:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_DAIANE MARIA LERMEN.pdf: 1796344 bytes, checksum: 679a27e7423a1ffac767dec204079bce (MD5) Previous issue date: 2017-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompartilhamento de significados sobre irracionalidade em um grupo de professores que ensinam Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee2Malavazi, Mazílio Coronel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120128933200790pt_BR
dc.contributor.referee3Trevisan, Eberson Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3701989564065584pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0190283802968224pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho temos como objetivo apresentar uma leitura de processos de produção de significados a respeito de irracionalidade, postos em movimento durante a discussão de uma das atividades desenvolvidas num encontro vídeo gravado com cinco professores de Matemática da Educação Básica. Para a análise das gravações em áudio e vídeo e anotações produzidas pelos professores, nos apoiaremos no Modelo dos Campos Semânticos, em especial na noção de leitura plausível, que busca a leitura do outro pelo que ele tem, compreendendo suas legitimidades e não olhá-lo pelo erro, pela falta. Das análises, destacamos como importantes à formação de professores de matemática o exercício do estranhamento e do descentramento, onde os professores tiveram oportunidades de se colocarem no lugar dos seus alunos e de refletirem sobre suas práticas em sala de aula, considerando que em determinadas situações operamos em diferentes planos de significação, campos semânticos. No esforço de explicitar as legitimidades que acreditamos que os professores usaram produzimos pequenos textos nos quais construímos aproximações ao jardim dos matemáticos, à sala de aula e à rua. Ao final consideramos interessante a criação de grupo de trabalho como espaço para que os professores se envolvam e conheçam ambientes nos quais as atividades de ensino são organizadas no sentido da produção e compartilhamento de significados matemáticos e não matemáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordDescentramentopt_BR
dc.subject.keywordEstranhamentopt_BR
dc.subject.keywordCampos Semânticos - modelospt_BR
dc.subject.keywordProdução - significadospt_BR
dc.subject.keyword2Decentralizationpt_BR
dc.subject.keyword2Strangenesspt_BR
dc.subject.keyword2Model of Semantic Fieldspt_BR
dc.subject.keyword2Meaning Productionpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_DAIANE MARIA LERMEN.pdf1.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.