Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4649
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Compartilhamento de significados sobre irracionalidade em um grupo de professores que ensinam Matemática |
Autor(es): | Lermen, Daiane Maria |
Orientador(a): | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Malavazi, Mazílio Coronel |
Membro da Banca: | Trevisan, Eberson Paulo |
Resumo : | Neste trabalho temos como objetivo apresentar uma leitura de processos de produção de significados a respeito de irracionalidade, postos em movimento durante a discussão de uma das atividades desenvolvidas num encontro vídeo gravado com cinco professores de Matemática da Educação Básica. Para a análise das gravações em áudio e vídeo e anotações produzidas pelos professores, nos apoiaremos no Modelo dos Campos Semânticos, em especial na noção de leitura plausível, que busca a leitura do outro pelo que ele tem, compreendendo suas legitimidades e não olhá-lo pelo erro, pela falta. Das análises, destacamos como importantes à formação de professores de matemática o exercício do estranhamento e do descentramento, onde os professores tiveram oportunidades de se colocarem no lugar dos seus alunos e de refletirem sobre suas práticas em sala de aula, considerando que em determinadas situações operamos em diferentes planos de significação, campos semânticos. No esforço de explicitar as legitimidades que acreditamos que os professores usaram produzimos pequenos textos nos quais construímos aproximações ao jardim dos matemáticos, à sala de aula e à rua. Ao final consideramos interessante a criação de grupo de trabalho como espaço para que os professores se envolvam e conheçam ambientes nos quais as atividades de ensino são organizadas no sentido da produção e compartilhamento de significados matemáticos e não matemáticos. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this work, send a report of processes of production of meanings about irrationality, set in motion during a discussion of one of the activities developed in a video gramed meeting with five teachers of Mathematics of Basic Education. For an analysis of audio and video recordings and annotations produced by teachers, our databases are not available, you seek a reading of the other for what he has, understands his legitimacies and not look at him by mistake, by lack. From the analyzes, detachments are important in the formation of teachers of mathematics or exercise of strangeness and descriptive, where teachers have opportunities to put themselves in the place of their students and reflections on their practices in the classroom, considering that in certain situations operating in different planes of signification, semantic fields. There is no explicit effort as legitimations that we believe in which teachers have used small texts in which we construct approximations to the garden of mathematicians, the classroom and the street. At the end we consider interesting the creation of a working group as a space for teachers to get involved and to know environments in which as teaching activities are organized towards the production and sharing of mathematical and non mathematical meanings. |
Palavra-chave: | Descentramento Estranhamento Campos Semânticos - modelos Produção - significados |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Decentralization Strangeness Model of Semantic Fields Meaning Production |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Matemática - CUS |
Referência: | LERMEN, Daiane Maria. Compartilhamento de significados sobre irracionalidade em um grupo de professores que ensinam Matemática. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4649 |
Data defesa documento: | 15-Dec-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2017_DAIANE MARIA LERMEN.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.