Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4688
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Otimização da avaliação dos teores de glicose e frutose em plantas consumidas por ungulados silvestres no Parque Natural de Montesinho – Portugal
Autor(es): Faria, Adriana Cristina de
Orientador(a): Souza, José Ricardo de
Coorientador: Cortez, José Paulo Mendes Guerra Marques
Membro da Banca: Souza, José Ricardo de
Membro da Banca: Cortez, José Paulo Mendes Guerra Marques
Membro da Banca: Hoshiba, Marcio Aquio
Resumo : Este trabalho procura otimizar a extração de glicose e frutose, recorrendo à Metodologia de Superfície de Resposta. Para isso, foram utilizadas as espécies Cistus ladanifer, Cytisus striatus e Quercus rotundifolia, conhecidas por serem alimentos potenciais para ungulados silvestres. As partes terminais dos ramos de inverno foram colhidas aleatoriamente em diferentes indivíduos, secas em estufa e trituradas. O processo de extração foi efetuado em água desionizada com agitação (25mL, <50ºC e 2,5rpm) e posteriormente analisada em HPLC. Aplicou-se um desenho experimental composto central ortogonal (Box-Wilson) com pontos centrais (bloco 1) e expandido com um grupo de pontos “estrela” (bloco 2) a fim de estimar um modelo polinomial de segundo grau para a variável de resposta extrato, considerando as variáveis fatoriais tempo de extração (4,3934; 7,5000; 15,0000; 22,5000 e 25,6066min) e biomassa seca de planta (0,1379; 0,2000; 0,3500; 0,5000 e 0,5621g). Os resultados obtidos foram semelhantes para as três espécies, revelando indiferença ao tempo de extração e uma relação positiva com a quantidade de matéria seca. Considerando a semelhança, propõe-se o uso do segundo nível de extração mais baixo (7,5min) e o segundo nível mais elevado de massa (0,5g) para posteriores análises.
Palavra-chave: Açúcares solúveis
Extração
Plantas lenhosas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
Curso: Zootecnia - CUC
Referência: FARIA, Adriana Cristina de. Otimização da avaliação dos teores de glicose e frutose em plantas consumidas por ungulados silvestres no Parque Natural de Montesinho – Portugal. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Zootecnia, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4688
Data defesa documento: 19-Mai-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Zootecnia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Adriana Cristina de Faria.pdf2.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.