Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4690
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A incidência tributária do ICMS na comercialização de gado e o afastamento da previsão diante da Súmula 166 do STJ
Autor(es): Santos, Dalberth Vinicius
Orientador(a): Silva, Maria Felícia Santos da
Membro da Banca: Silva, Maria Felícia Santos da
Membro da Banca: Carvalho, Lucia Fernanda de
Membro da Banca: Oliveira, Marilene Dias de
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso aborda a questão do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), de competência estadual, com o intuito de estudar a sua incidência sobre a comercialização do gado, na cadeia produtiva da pecuária e sua relação com a Súmula 166 do STJ observando a não configuração de um negócio jurídico e, dessa forma, afastando a incidência do ICMS. O problema de pesquisa consiste no questionamento da incidência do ICMS no deslocamento de bovinos entre unidades de mesmo contribuinte, conforme preceitua a Lei Complementar nº 87/96 na sistemática da não cumulatividade. Constituem como objetivo geral apresentar os principais aspectos pertinentes ao ICMS e posteriormente afunilando o mesmo para a comercialização de gado realizados pelo estado de Mato Grosso, nas operações interestaduais. Apresentou-se, o posicionamento sobre o tema junto ao poder judiciário, constata-se a opção por uma interpretação guiada pela teoria sistemática em Direito Tributário, privilegiando o texto constitucional. Como objetivos gerais foram evidenciados a correlação do tema com a Contabilidade e a incidência do tributo. Concluiu-se que o entendimento do STJ não é acatado pelo Estado de Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: This paper addresses the issue of ICMS, Tax on Circulation of Goods and Services, under state jurisdiction, with the aim of studying its impact on the commercialization of livestock and its relationship with Precedent 166 of the STJ, observing the nonconfiguration of a legal business and, in this way, avoiding the incidence of ICMS. The research problem consists of questioning the incidence of ICMS on the movement of cattle between units of the same taxpayer, as stipulated by Complementary Law No. 87/96 in the non-cumulative system. The position on the topic with the judiciary was presented, showing the option for an interpretation guided by the systematic theory in Tax Law, privileging the constitutional text.
Palavra-chave: ICMS
Transferência interestadual de gado
Incidência de ICMS
Palavra-chave em lingua estrangeira: ICMS
Interstate transfer of cattle
Incidence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: SANTOS, Dalberth Vinicius. A incidência tributária do ICMS na comercialização de gado e o afastamento da previsão diante da Súmula 166 do STJ. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4690
Data defesa documento: 7-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Dalberth Vinicius Santos.pdf366.99 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.